Available services

Cortes de Censura de 'O Século'

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/A/2/030
Title type
Formal
Date range
1928-11-16 Date is certain to 1928-11-30 Date is certain
Dimension and support
1 mç. (144 f.); papel
Scope and content
Contém recortes de provas tipográficas de notícias (frequentemente truncadas), submetidas à apreciação da Comissão de Censura previamente à respetiva publicação no jornal. Cada folha apresenta datação manuscrita correspondendo ao dia em que a censura foi aplicada. Apresenta ainda, na generalidade, o carimbo da redação do jornal O Século e o carimbo de “Visado pela Comissão de Censura”.

Entre os temas censurados podem ser destacados os seguintes:

- Questões de ensino, demissões no ensino, críticas ao sistema educativo, repressão estudantil: "Foi enviado para o «Diário do Governo» um decreto exonerando a seu pedido de reitor da universidade de Lisboa, o senhor doutor Augusto Monjardino" (16/11), "Vai ser demitido de reitor do liceu de Passos Manuel o senhor doutor Alberto Machado, que há mais de 16 anos vinha exercendo aquele cargo" (16/11), "Fixou-se o número máximo de alunos que pode obter matrícula em cada liceu, sempre em obediência ao tal critério restritivo que inspirou o legislador [...]" (17/11) "Os professores do liceu na situação de adidos expõem o seu caso ao senhor ministro da instrução" (17/11), "Sacrifícios pesadíssimos impostos a alunos, a pais e a professores, os quais, por serem inúteis, umas vezes irritam e outras vezes vexam a quem os suporta" (18/11), "Em Santarém. A polícia agride barbaramente cerca de 200 alunos do liceu provocando a indignação da cidade" (22/11), (24/11)

- Uso e abuso da violência por partes das autoridades e absolvição das mesmas: "As injúrias ao senhor doutor Urzal aumentaram, tendo este sido esbofeteado" [por negar estar na posse dum isqueiro] (24/11), "Foram absolvidos os militares que em Vale de Cavalos dispararam tiros contra o povo" (27/11)

- Movimento de emigrantes: "O movimento de emigrantes no primeiro semestre deste ano" (27/11)

- Pesca indevida em águas territoriais portuguesas e actos violentos daí advindos: "Um caso grave. A tripulação de uma traineira espanhola amordaçou, espancou e desarmou dois marinheiros portugueses, abandonando-os no mar revolto" (16/11), (18/11)

- Situações de violência, instabilidade ou potencial instabilidade: "Explosão de uma bomba de que resultaram importantes prejuízos" (16/11), (17/11), "Evasão de um preso" (17/11), "Os protestos contra o aumento do preço do café [...] ficando feridos, entre outros, os senhores Joaquim de Sousa Guimarães [...]" (17/11), "Um conflito em Alpiarça. Os trabalhadores rurais descontentes por motivo de alterações nos salários, desarmam e agridem duas praças da G.N.R." (20/11), "Desordens e agressões. Uma patrulha da G.N.R. que interveio numa desordem foi agredida e desarmada" (21/11)

- Prisões feitas pela polícia política "A Polícia de Informações prendeu os senhores Abílio Antero Alves [...], Joaquim Pereira Pinto [...]" (18/11), "Ontem de manhã foi preso na sua residência o senhor doutor Pestana Júnior. Recolheu a uma esquadra à ordem da Polícia de Informações" (19/11), "À ordem da Polícia de Informações foi preso o professor, senhor Bértolo Camacho [...] "23/11), "Lisboa nocturna - Reuniões sem licença - A polícia efectuou uma diligência em Alcântara prendendo trinta indivíduos que estavam reunidos sem autorização do chefe do distrito. Recolheram ao Governo Civil" (25/11)

- Alusões a tentativas de atentados contra membros do governo, ocorridos em períodos recentes da história de Portugal: " Várias situações de atentados pessoais contra o chefe de governo malograram-se por circunstâncias fortuitas até que foi resolvido assassiná-lo na tarde de 1 de Fevereiro, na ocasião em que ia esperar a família real vinda de Vila Viçosa [...]" (23/11)

- Críticas ao poder legislativo e sua cedência aos lóbis: "[...] no parlamento republicano [...] tomavam-se com frequência deliberações que não aproveitavam em nada à nação, antes a prejudicavam, pelo predomínio dado a interesses mais que restritos" (16/11)

- Nomeações e demissões governamentais: "Segundo consta vai ser nomeado comissário do governo junto da Sociedade Estoril, o senhor coronel Carlos Passos Pereira de Castro" (16/11), "Confirma-se que vai ser nomeado director da Penitenciária de Lisboa o senhor capitão Mouzinho de Albuquerque, em substituição do senhor coronel Gusmão" (18/11), "Consta que os senhores generais Ivens Ferraz e Sinel de Cordes pediram a demissão, respectivamente dos cargos de director da Escola Central de Oficiais e de chefe do Estado Maior General" (18/11), " O senhor coronel Aníbal Augusto Ramos de Miranda assumiu ontem o cargo de chefe do Estado Maior interno do Exército no impedimento do senhor general João José Sinel de Cordes, que se encontra doente" (20/11), "O senhor ministro da guerra concedeu a demissão pedida pelos senhores generais João José Sinel de Cordes e Artur Ivens Ferraz dos cargos respectivamente de chefe do estado maior do exército e director da escola central de oficiais [...]" (24/11)

- Revindicações autárquicas "Na Covilhã efectuou-se uma grande reunião em que se tratou da defesa dos interesses da cidade" (18/11)

- Revindicações operárias "Um alvitre do representante dos operários" (18/11)

- Actuação da censura: "A censura do conservatório deixara passar as «Proezas de Richelieu». A sua impotência era a sua condenação" (17/11)

- Atentados, assassínios e tentativas de assassínio no estrangeiro e condenações destes actos: "Vingança de antifascistas? Assassínio dum padre italiano em Metz" (19/11), "Na Argentina. Novos atentados dinamitistas" (19/11), "O assassínio do abade Caravassi" (20/11), "Na Austrália. Um atentado dinamitista" (22/11), "Na Austrália. Novo atentado dinamitista" (23/11), "A condenação do assassino de Nardini" (30/11)

- Manifestações de entusiasmo popular: "A recepção aos aviadores portugueses na Beira. Foi o povo que lhe imprimiu um cunho verdadeiramente entusiástico" (20/11)

- Repressão e punições nas forças armadas: "Exército e marinha. Foi castigado com dois dias de prisão o senhor coronel Pires Monteiro [...] por um discurso feito na Batalha pelo referido oficial" (23/11) (24/11)

- Corte de despesas nas forças armadas: "Compressão de despesas. O senhor ministro da Guerra espera melhorar algumas das situações criadas ao exército" (24/11)

- Falhanço de programadas reformas da administração pública: "E que bem provam que, se todos podem baralhar e confundir serviços públicos da máxima importância, poucos sabem reformá-los sem que os interesses de quem deles se utilizam sofram" (28/11)

- Relações entre o estado e a igreja: "Os jesuítas portugueses do colégio de Pontevedra vão regressar a Portugal" (30/11)
Arrangement
Ordenação cronológica.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Cortes de Censura de 'O Século', cx. 15, mç. 30
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Acentuada fragilidade do suporte. Amarelecimento, escurecimento do suporte.
Type of container
Outro
Notes
“Nota ao elemento de informação ‘Dimensão e suporte’”:

“Na medida em que a maioria dos recortes das provas tipográficas apresenta notícias truncadas e fragmentadas, geralmente restritas aos trechos censurados, não foi possível determinar a quantidade exata de documentos existentes, razão pela qual fica indicado apenas o total de folhas".
Creation date
31/10/2013 17:04:14
Last modification
10/04/2018 16:20:02