Available services

"Batismo dos salva-vidas 'Rainha Dona Amélia' e 'Rei Dom Carlos I'"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0332
Title type
Formal
Date range
1953-08-26 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Paço de Arcos
Dimension and support
1 álbum (24 f., 23 doc. fotográficos, 23,5x32,5x3 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 16,5x22,5 cm, das quais apenas quatro estão legendadas; algumas estão chanceladas nos cantos inferiores direitos pelo estúdio Universal (Lisboa). A prova n.º 17, na folha 18, reproduz um documento que resume as temáticas das imagens contidas no álbum: "Auto de batismo e lançamento / Aos vinte e seis dias do mês de agosto de mil novecentos e cinquenta e três, pelas dezassete horas e trinta minutos, se procedeu, na estação Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos, ao batismo e lançamento ao mar dos salva-vidas a motor, 'Rainha Dona Amélia' e 'Rei Dom Carlos I', que foram construídos em Porto Brandão, nos estaleiros do Instituto [de Socorro a Náufragos]. / Foi celebrante o padre Manuel de Paiva Videira e foram madrinhas dos salva-vidas, respetivamente, as Excelentíssimas Senhoras Dona Berta Ribeiro Artur Craveiro Lopes e Dona Maria João Craveiro Lopes Teles Grilo. / À cerimónia assistiu um representante de Sua Excelência o ministro da Marinha, o inspetor e o pessoal superior do Instituto de Socorro a Náufragos, e muitas outras individualidades, das quais algumas, com todas as supra-referidas, vão assinar o presente auto" [seguem-se oito assinaturas, iniciadas pelas das duas madrinhas].



O título está na folha 1. A capa apresenta, no centro, a seguinte dedicatória gravada a ouro: "Oferta do Instituto de Socorro a Náufragos".



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros dourados.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 332
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: Todas as folhas estão soltas, em razão de se encontrar partido um atilho de pele que as fixava pela lombada da encadernação.
Type of container
Álbum
Creation date
03/03/2014 17:11:24
Last modification
21/11/2018 09:33:57