Available services

"Hidroelétrica do Douro - I"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0263
Title type
Formal
Date range
1954-09-21 Date is certain to 1956-11-21 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (13 f., 46 doc. fotográficos, 19,5x29,5x3,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 18x24 cm, além de duas desdobráveis, de 25x36,5 cm e 25x52 cm, respetivamente, que documentam aspetos da hidroelétrica do Douro durante um largo período de tempo, incluindo as duas visitas oficiais que o presidente Craveiro Lopes fez ao local. A última folha traz uma indicação de crédito integral das imagens ao estúdio portuense Fotografia Alvão, cujo carimbo realmente consta do verso da maioria das provas, muito embora outras apresentem carimbos de mais dois estúdios do Porto, a saber, Póvoa e Pinto - Agência Fotográfica e FotArte M. Teixeira. A Fotografia Alvão adicionou à sua carimbagem uma numeração mecânica, aplicada de forma intermitente e nem sempre sequencial, correspondendo aos números que esse estúdio atribuiu às imagens.



As temáticas abrangidas pelo álbum estão impressas em folhas intercalares de papel vegetal (apontadas a lápis, de A até M) e são as seguintes: "Escalão de Picote (Visita de Sua Excelência o senhor presidente da República, general Francisco Higino Craveiro Lopes, em 21 de setembro de 1954)", "Estaleiro - Ponte pênsil", "Ensecadeira de montante e local da barragem", "Túneis de acesso - Caverna da Central", "Pousada provisória, refeitório, cozinha, edifício de tratamento de água, escala, bairro sob nevão", "Visita de Sua Excelência o senhor presidente da República, general Francisco Higino Craveiro Lopes, em 21 de novembro de 1956", "Central de refrigeração - Edifício de comando da Central", "Barragem (vistas de montante e juzante)", "Barragem e tomadas de água", "Central" e "Pousada definitiva - Padaria".



A capa apresenta, no centro, o título gravado a ouro; na lombada, também a ouro, consta novamente o título, bem como numeração romana "I", a assinalar que se trata do primeiro volume desta reportagem fotográfica (o segundo não foi localizado na Torre do Tombo).



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido rosado.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 263
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
06/03/2014 10:21:24
Last modification
23/12/2014 11:13:29