Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Teatro de Dona Maria II, em Lisboa"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/FSCR/000009
Title type
Formal
Descriptive dates
[entre 1850 e 1870]
Dimension and support
1 doc. fotográfico (positivo estereoscópico, p/b, albumina, 8x17 cm); papel
Custodial history
Acrescentado a lápis, no verso do cartão de suporte, está o n.º 7, sobre outro número anteriormente escrito também a lápis.
Scope and content
Vista da Praça do Rossio semivazia, com embasamento para a estátua de Dom Pedro IV e, ao fundo, a fachada do Teatro Nacional Dona Maria II.

As duas imagens deste par apresentam níveis de contraste distintos, bem como pequenas e subtis diferenças entre os seus elementos. São visíveis duas sombras na imagem da direita, possivelmente figuras em movimento, que se encontram ausentes na imagem da esquerda (terá resultado de duas exposições sucessivas).

O visionamento estereoscópico revela um efeito de profundidade, potenciado pelo ponto de vista baixo que acompanha a calçada em perspetiva. Os monumentos, especialmente a fachada do edifício do Teatro, recortam-se como figuras planas e achatadas no espaço tridimensional gerado em conjunto com o plano do chão.

As imagens têm os limites superiores arredondados. O cartão de suporte é de cor cinzenta na frente e de cor creme no verso, tendo os cantos cortados; no verso existem o título manuscrito e uma rubrica contendo o apelido Lino.
Physical location
Fernando Santana Cardoso, doc. 9
Previous location
Portugal, Arquivo Nacional de Fotografia, Fernando Santana Cardoso, doc. 11. Portugal, Centro Português de Fotografia, Arquivo de Fotografia de Lisboa, Fernando Santana Cardoso, doc. 6.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: Marcas pontuais.

A utilização de visor estereoscópico (aparelho não disponível no ANTT) é imprescindível para a plena fruição das imagens, com observação de efeitos.
Alternative form available
Cópias em formato digital (frente e verso). Nomes dos ficheiros: PT-TT-FSCR-009_m0001 e PT-TT-FSCR-009_m0002.
Creation date
25/03/2014 16:30:09
Last modification
27/08/2014 15:15:37