Digital representation
Digital representation thumbnail

"Vista da outra banda, tirada da Praia de Belém"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/FSCR/000015
Title type
Formal
Descriptive dates
[entre 1850 e 1900]
Dimension and support
1 doc. fotográfico (positivo estereoscópico, p/b, albumina, 8x17 cm); papel
Custodial history
Acrescentado a lápis, no verso do cartão de suporte, está o n.º 36, sobre outro número anteriormente escrito também a lápis.
Scope and content
Paisagem fluvial em Lisboa, com cais e embarcações.

As duas imagens deste par associam à paisagem distante um conjunto de elementos de menor relevância em primeiro plano; dispostos em perspetiva oblíqua, estes contribuem para acentuar o efeito estereoscópico.

O visionamento estereoscópico faz concentrar a atenção do observador nos elementos do cais, por serem verticais e por estarem em primeiro plano, desviando a atenção daquilo que aparece ao fundo. Os efeitos conseguidos de nitidez, haptilidade e imersão, decorrem da boa focagem dos diferentes elementos, das suas distâncias variadas e das linhas de perspetiva que os desenham e destacam face aos restantes elementos mais característicos de paisagem bidimensional.

O cartão de suporte é de cor cinzenta e tem os cantos cortados; no verso existem o título manuscrito e uma rubrica contendo o apelido Lino.
Physical location
Fernando Santana Cardoso, doc. 15
Previous location
Portugal, Arquivo Nacional de Fotografia, Fernando Santana Cardoso, doc. 30. Portugal, Centro Português de Fotografia, Arquivo de Fotografia de Lisboa, Fernando Santana Cardoso, doc. 29.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A utilização de visor estereoscópico (aparelho não disponível no ANTT) é imprescindível para a plena fruição das imagens, com observação de efeitos.
Alternative form available
Cópias em formato digital (frente e verso). Nomes dos ficheiros: PT-TT-FSCR-015_m0001 e PT-TT-FSCR-015_m0002.
Creation date
3/26/2014 12:03:42 PM
Last modification
9/29/2014 3:07:31 PM