Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Vista do Largo da Estrela em Dia do Coração de Jesus"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/FSCR/000017
Title type
Formal
Descriptive dates
[entre 1850 e 1900]
Dimension and support
1 doc. fotográfico (positivo estereoscópico, p/b, albumina, 8x17 cm); papel
Custodial history
Acrescentado a lápis, no verso do cartão de suporte, está o n.º 44, sobre outro número anteriormente escrito também a lápis.
Scope and content
Multidão em frente à Basílica da Estrela, em Lisboa, participando de comemoração religiosa.

As duas imagens deste par apresentam pequenas e subtis diferenças entre os seus elementos. Em ambas são visíveis sombras, resultado de figuras em movimento que se encontram ausentes na outra imagem (terá resultado de duas exposições sucessivas).

Efeito estereoscópico difícil, devido à profusão de figuras, à desfocagem pontual, ao excesso de informação e às numerosas diferenças existentes entre as duas imagens. Uma vez atingida a visão estereoscópica, a multidão surge disposta num amplo e acidentado espaço. As exposições sucessivas permitem ainda um efeito proto-cinemático (não premeditado e motivado por constrangimentos de ordem técnica), que se consegue com a alternância muito rápida e sucessiva das visões de um e outro olho.

O cartão de suporte é de cor creme e tem os cantos cortados; no verso existem o título manuscrito e uma rubrica contendo o apelido Lino.
Physical location
Fernando Santana Cardoso, doc. 17
Previous location
Portugal, Arquivo Nacional de Fotografia, Fernando Santana Cardoso, doc. 15. Portugal, Centro Português de Fotografia, Arquivo de Fotografia de Lisboa, Fernando Santana Cardoso, doc. 23.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A utilização de visor estereoscópico (aparelho não disponível no ANTT) é imprescindível para a plena fruição das imagens, com observação de efeitos.
Alternative form available
Cópias em formato digital (frente e verso). Nomes dos ficheiros: PT-TT-FSCR-017_m0001 e PT-TT-FSCR-017_m0002.
Creation date
26/03/2014 14:54:41
Last modification
29/09/2014 15:01:35