Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Hidroelétrica do Cávado"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0193
Title type
Formal
Date range
1951-11 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (10 f., 73 doc. fotográficos, 20x30x4,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 18x24 cm (formato equivalente a folhas do álbum), legendadas, que documentam os trabalhos de construção da Hidroelétrica do Cávado, bem como a realização de outras obras de infraestrutura, tudo executado durante o período de 1947 a 1951. As provas, produzidas pela Fotografia Alvão (Porto), estão assinadas na frente e carimbadas no verso (incluindo, neste caso, uma numeração mecânica, aplicada de forma intermitente e nem sempre sequencial, correspondendo aos números que esse estúdio atribuiu às imagens).



O conteúdo do álbum distribui-se por dois grupos temáticos, com subdivisões. O primeiro deles é designado "Aproveitamento hidroelétrico do sistema Cávado-Rabagão – 1.º escalão – Barragem de Venda Nova, Central de Vila Nova: Barragem de Venda Nova / Obras de derivação / Central de Vila Nova". O segundo conjunto denomina-se "Obras diversas: Estrada de acesso à Central de Vila Nova / Povoação de Venda Nova / Bairro do pessoal da Central / Desvio da Estrada Nacional n.º 103". Quanto às legendas das imagens, cada uma delas está impressa com letras douradas no canto inferior direito da respetiva prova.



A capa apresenta, no centro, o título e o emblema da Hidroelétrica do Cávado (o símbolo da energia elétrica e o acrónimo HICA) gravados a ouro. Na folha II, consta uma dedicatória manuscrita: "A Sua Excelência o senhor presidente da República, homenagem muito respeitosa do Conselho de Administração da Hidroelétrica do Cávado. Novembro de 1951".



Encadernação em inteira de pele grená, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido grená; cortes das folhas em dourado. O álbum está acondicionado num estojo de cartão forrado de pele grená, gravado com ferros dourados, tendo o novamente o título e o emblema da Hidroelétrica no centro.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 193
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
02/07/2014 15:49:25
Last modification
04/03/2022 09:53:06