Available services

Visita de Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa, ao Clube Ginástico Português, no Rio de Janeiro (Brasil)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0221
Title type
Atribuído
Date range
1957-06-09 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 cx. (42 doc. fotográficos, 28x33,5x2 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 24x30 cm, não legendadas, carimbadas no verso pelo estúdio brasileiro Vieira e também pela secretaria do Clube Ginástico Português. As imagens documentam as homenagens prestadas pelos dirigentes dessa agremiação (sediada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil) ao presidente Craveiro Lopes e à primeira-dama, Berta Craveiro Lopes.



A reportagem fotográfica acompanha o percurso da visita do casal presidencial ao referido clube, desde as manifestações populares de boas-vindas à sua chegada à sede, e prosseguindo com a entrega a Craveiro Lopes de um diploma de presidente de honra da Real Sociedade Clube Ginástico Português (documento reproduzido na prova n.º 17), com a oferta de uma joia para a primeira-dama, com os momentos de confraternização entre Craveiro Lopes e os associados, com o descerramento de uma placa comemorativa da visita (objeto reproduzido na prova n.º 33), até à celebração de um banquete de encerramento.



Caixa de madeira, forrada de papel azul e provida de dois pequenos fechos metálicos. Interior forrado de veludo azul na parte inferior e, na parte superior, de tecido branco, sobre o qual está costurado, no centro, um bordado com o emblema cruciforme contendo o lema latino e as iniciais do clube: "Mens sana in corpore sano – CGP".
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 221
Language of the material
Português e latim
Type of container
Caixa
Creation date
04/07/2014 14:57:04
Last modification
23/12/2014 11:12:19