Available services

"C[idade] U[niversitária do México]"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0129
Title type
Formal
Descriptive dates
[1952]
Dimension and support
1 álbum (23 f., 69 doc. fotográficos, 29x42x3 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 7x9 cm, 12x16 cm e 22x32 cm (entre outros formatos), na maior parte legendadas e datadas, que documentam os vastos trabalhos de construção da Cidade Universitária do México, nomeadamente a edificação de prédios e a realização de obras de infraestrutura do complexo, tudo executado durante o período de 1950 a 1952.



O conteúdo do álbum está distribuído pelos seguintes temas: Faculdade de Ciências e Institutos; Humanidades; Comércio; Engenharia; Arquitetura; Raios Cósmicos: Biblioteca Central; Escola Nacional de Medicina; Escola de Ciências Químicas; Reitoria, Estádio Olímpico; Campos Desportivos; Frontões; Piscina Olímpica; Banhos e Vestiários; Pontes e Viadutos; Abastecimento de Água e Rede de Esgotos; Eletrificação; Viveiros.



A capa apresenta o título (a sigla institucional C U) em baixo-relevo, e, em alto-relevo, uma dedicatória em espanhol: "Exmo. Sr. general Francisco Craveiro Lopes, p[residen]te. de la Republica de Portugal". Na primeira folha de guarda está colado um organograma dos setores envolvidos nas obras, incluindo os nomes dos seus responsáveis e as respetivas funções.



Solto no final do álbum, há um texto policopiado de oito folhas numeradas, acondicionado numa capilha azul da Universidade Nacional do México e intitulado "The city that appears: the first on solid ground (University City of Mexico, Relations Manager, 1952)".



Encadernação em inteira de pele alaranjada, gravada com ferros a seco.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 129
Language of the material
Espanhol e inglês
Type of container
Álbum
Creation date
07/07/2014 10:48:24
Last modification
23/12/2014 11:12:16