Available services

Visita de Berta Craveiro Lopes, primeira-dama de Portugal, ao colégio Sacré-Coeur de Marie, no Rio de Janeiro (Brasil)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0178
Title type
Atribuído
Date range
1957-06-11 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (25 f., 24 doc. fotográficos, 20x27,5x3 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 11,5x17,5 cm, legendadas, que documentam aspetos da visita da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, ao colégio feminino Sacré-Coeur de Marie, situado no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, no período em que acompanhava o presidente Craveiro Lopes na sua visita oficial ao Brasil.



As imagens retratam aspetos das instalações do colégio e diversas cenas da visita da primeira-dama. A folha 1, em papel vegetal, contém a seguinte dedicatória caligrafada e cercada por ornamentos florais, com o emblema do colégio ao cimo: "Como carinhosa homenagem, as religiosas do Sacré-Coeur de Marie oferecem à Excelentíssima Senhora presidente [sic] Craveiro Lopes estas fotografias – lembrança dos momentos passados sob o teto amigo do Sacré-Coeur de Marie. Rio de Janeiro, 11 de junho de 1957”.



No verso da capa está afixado um recorte de notícia jornalística, sem dados de proveniência nem de data, com o título "Reviveu a senhora Craveiro Lopes os seus dias de colégio. Expressiva homenagem das alunas do Sacré-Coeur de Marie à esposa do presidente de Portugal". No final do álbum encontra-se uma folha solta, datilografada, contendo o discurso de boas-vindas à primeira-dama, proferido por Fernando Barata, um dos professores da instituição visitada.



No verso da contracapa está impresso o símbolo da fábrica brasileira Cartona (Cartão Foto Nacional, São Paulo), indiciando a aquisição comercial do álbum, por parte dos ofertantes do resultado já montado.



Encadernação de pele sintética preta, com pintura paisagística (intitulada "Rio") embutida na capa, protegida por película transparente e emoldurada por camurça azul, cujos bordos estão chuleados com fio plástico preto; na lombada, atilhos de seda preta trançada. O álbum está acondicionado numa caixa de cartão, com a tampa forrada de papel rosado.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 178
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
17/07/2014 14:17:44
Last modification
03/10/2018 09:40:22