Available services

"1857-1957: São Carlos no seu 1.º Centenário"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0188
Title type
Formal
Date range
1957-06 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (46 f., 41 doc. fotográficos, 29x40x5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 17x23 cm, legendadas, que documentam aspetos da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo (Brasil), com destaque para as atividades culturais e sociais desenvolvidas por pessoas de nacionalidade portuguesa ali radicadas.



Na folha 1 consta a seguinte dedicatória: "A Sua Excelência o senhor presidente da República Portuguesa, general Francisco Higino Craveiro Lopes, homenagem de Óscar Ferreira, vice-cônsul de Portugal em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil. São Carlos, junho de 1957".



A folha 2 contém um texto introdutório que dá título ao álbum e que vai assinado, na folha 3, pelo prefeito municipal, Alderico Vieira Perdigão, pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Xavier do Amaral Filho, e pelo vice-cônsul Óscar Ferreira.



Da folha 4 até à folha 9, as provas reproduzem vistas da cidade. A folha 10, que só tem os dizeres "Atividades portuguesas", assinala a temática principal do álbum, com provas que vão da folha 11 até à folha 45 e que apresentam eventos datados de 1951 a 1957.



A folha 46 está repleta de assinaturas dos portugueses residentes em São Carlos, a última das quais é a de Óscar Manuel de Castro Ferreira (nome completo do vice-cônsul).



As provas são acompanhadas de legendas e de vinhetas ornamentais, tudo impresso em dourado (tal como estão impressos os demais escritos do álbum).



A capa apresenta, no centro, as armas do Brasil e o brasão de Portugal; na contracapa, também no centro, o brasão de São Carlos.



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros a seco; versos da capa e da contracapa forrados de pele castanha; na lombada, atilhos de fitas vermelha e verde (cores da bandeira de Portugal) e amarela e verde (cores da bandeira do Brasil). Todos os bordos do exemplar estão chuleados com fio de plástico verde.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 188
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: A primeira folha intercalar, de papel fino transparente, está solta, tendo sofrido rasgos, mutilação e amarelecimento.
Type of container
Álbum
Creation date
18/07/2014 15:55:01
Last modification
23/12/2014 11:12:17