Available services

"G[rã-]Bretanha" [sic]

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0134
Title type
Formal
Date range
1955 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 cx. (59 doc. fotográficos, 26x21x2,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 12x15 cm, 16x21 cm e 18x24 cm (entre outros formatos), não legendadas, produzidas por fotógrafos portugueses e ingleses. Esta última característica indicia o teor não orgânico do conjunto, que parece ter sido agregado e intitulado apressadamente, na medida em que as imagens documentam mais do que apenas cenas na Grã-Bretanha, pois abrangem a partida de Lisboa, a estadia em Londres e o regresso a Portugal do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, quando da sua viagem oficial a Inglaterra.



As provas de n.º 1 a n.º 10 registam aspetos do embarque do casal presidencial no cais de Alcântara, para bordo do navio "Bartolomeu Dias". As provas de n.º 11 a n.º 33 (carimbadas no verso, ora por "Paul Popper Ltd.", ora por "Air Ministry") mostram diversos eventos em que o chefe do Estado português e a primeira-dama participaram em Londres, salientando-se as imagens com a presença da rainha Isabel II. As provas de n.º 34 a n.º 59 documentam eventos ocorridos no regresso, desde a chegada no aeroporto da Portela de Sacavém, com António de Oliveira Salazar na comitiva de receção, até à multidão a dar boas-vindas em frente do palácio de Belém (algumas destas provas estão carimbadas no verso pelo fotógrafo lisboeta F. Marques da Costa).



O título e a data estão escritos a lápis, transversalmente, no canto inferior esquerdo da tampa da caixa.



Caixa de cartão, originalmente para embalagem de papel fotográfico (na tampa está impressa a marca comercial norte-americana Kodak).
Conditions governing use
Os carimbos nos versos das provas de n.º 11 a n.º 33 trazem alertas, em inglês, sobre condições para utilização das respetivas imagens.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 134
Language of the material
Português e inglês
Type of container
Caixa
Creation date
24/07/2014 10:34:24
Last modification
13/12/2017 12:40:38