Available services

"Lembrança de Juiz de Fora, Minas Gerais (Brasil)"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0128
Title type
Formal
Date range
1957-06-10 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (25 f., 18 doc. fotográficos, 30x34x2 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 15x24 cm, 18x24 cm e 19x23 cm (entre outros formatos), legendadas, que documentam aspetos arquitetónicos e paisagísticos da cidade de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais (Brasil). O crédito fotográfico é atribuído a Rafael Sansão e o da organização do álbum, a Jacy Thomaz Ribeiro.



A capa apresenta o título gravado a ouro. Na folha 1 consta a seguinte dedicatória impressa: "Ao excelentíssimo senhor general Francisco Higino de [sic] Craveiro Lopes, ilustre presidente de Portugal, homenagem da Sociedade Auxiliadora Portuguesa, por ocasião da visita de Sua Excelência ao Brasil, em 10 de junho de 1957".



O álbum contém outros documentos anexados, a saber: na folha 2, miniaturas, em tecido, da bandeira do Brasil (A) e da bandeira de Portugal (B), respetivamente; na folha 3, uma flâmula do Departamento de Cultura Luso-brasileira, integrante da Sociedade Auxiliadora Portuguesa (C); na folha 4, uma flâmula com os dizeres "Juiz de Fora, Minas" e desenhos de alguns pontos de interesse da cidade (D).



A folha 22 está preenchida com as assinaturas do prefeito de Juiz de Fora, do presidente da Câmara Municipal, do comandante da Região Militar e do bispo de Juiz de Fora; a folha 23 contém assinaturas dos membros das Diretorias da Sociedade Auxiliadora Portuguesa e do Departamento de Cultura Luso-brasileira; e a folha 25, finalmente, traz as assinaturas de alguns associados da Sociedade Auxiliadora Portuguesa, assim como refere os créditos de execução do álbum.



No final do exemplar encontra-se solto um envelope contendo duas folhas de um discurso datilografado e da autoria da professora Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro, proferido quando da entrega do álbum, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, ao presidente Craveiro Lopes (E).



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros dourados; no verso da contracapa está afixada uma fita com a marca do encadernador (Casa Paiva, encadernação – Juiz de Fora); na lombada, atilhos de seda castanha trançada, com borlas multicoloridas. O álbum está acondicionado num estojo de cartão forrado de papel verde e com abertura lateral (no verso da tampa há uma etiqueta da Sociedade Auxiliadora Portuguesa e uma marca em tecido da Casa Paiva, encadernação – Juiz de Fora).
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 128
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
29/07/2014 16:05:36
Last modification
23/12/2014 11:12:16