Available services

"Visita de Sua Excelência o senhor presidente da República, general Francisco Higino Craveiro Lopes, à província de Moçambique - I"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0359
Title type
Formal
Date range
1956 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (51 f., 159 doc. fotográficos, 32x48x5,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 13x18 cm e 18x24 cm, que documentam aspetos da visita oficial do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, a Moçambique.



A reportagem fotográfica está dividida em duas partes, referidas respetivamente como "Em Lourenço Marques" (a partir da folha 1) e "Iluminações em Lourenço Marques" (a partir da folha 49). No primeiro caso, as imagens registam o momento do desembarque do casal presidencial no aeroporto e prosseguem com as diversas visitas protocolares, homenagens prestadas pela população e pelas autoridades locais, além de muitos acontecimentos sociais, inclusive desportivos, em que o chefe do Estado e a primeira-dama participaram ou assistiram. No segundo caso, as imagens retratam apenas as iluminações noturnas que enfeitaram edifícios e ruas da cidade, em celebração da visita.



A capa apresenta, no canto inferior direito, o título e a data, gravados a ouro numa cartela de pele grená; na lombada, também a ouro e numa cartela de pele grená, consta a numeração romana "I", a assinalar que se trata do primeiro volume desta reportagem fotográfica.



Encadernação em inteira de pele verde, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido verde.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 359
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação de sucessão: Portugal, Torre do Tombo, Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 360 e n.º 361.
Creation date
30/07/2014 15:06:37
Last modification
14/08/2020 11:30:02