Available services

"Visita de Sua Excelência o senhor presidente da República, general Francisco Higino Craveiro Lopes, à província de Moçambique - II"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0360
Title type
Formal
Date range
1956 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (48 f., 125 doc. fotográficos, 32x48x5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 13x18 cm e 18x24 cm, que documentam aspetos da visita oficial do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, a Moçambique, mas também a Salisbury (Salisbúria) capital da então Federação Centro-Africana (ou Federação da Rodésia e Niassalândia).



A reportagem fotográfica está dividida em sete partes, referidas respetivamente como "Em Vila de João Belo, no Chibuto e no Limpopo" (a partir da folha 1) e "Em Boane" (a partir da folha 16), "Em Marracuene e na Manhiça" (a partir da folha 18), "Na Beira" (a partir da folha 29), "Em Vila Pery" (a partir da folha 38), "Em Vila de Manica" (a partir da folha 42) e, finalmente, "Na Federação da Rodésia e Niassalândia (em Salisbúria)" (a partir da folha 45). As imagens registam as variadas atividades, formais e por vezes informais, em que o casal presidencial esteve envolvido em cada uma das localidades.



A capa apresenta, no canto inferior direito, o título e a data, gravados a ouro numa cartela de pele grená; na lombada, também a ouro e numa cartela de pele grená, consta a numeração romana "II", a assinalar que se trata do segundo volume desta reportagem fotográfica.



Encadernação em inteira de pele verde, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido verde.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 360
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação de antecedência: Portugal, Torre do Tombo, Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 359.

Relação de sucessão: Portugal, Torre do Tombo, Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 361.
Creation date
30/07/2014 15:12:25
Last modification
14/08/2020 11:30:02