Available services

"Visita de Sua Excelência o chefe do Estado, senhor general Francisco Higino Craveiro Lopes, à fábrica do Lobito (Companhia dos Cimentos de Angola)"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0355
Title type
Formal
Date range
1954-06-19 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (7 f., 29 doc. fotográficos, 25x35x2 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 9x12 cm, 13x13 cm e 13x19 cm, não legendadas, que documentam aspetos da fábrica da Companhia dos Cimentos de Angola, na cidade do Lobito, na época em que o presidente Craveiro Lopes realizou a sua viagem oficial a Angola. Há também provas nos versos das folhas.



O título dá a entender que as imagens registam os momentos da visita presidencial, o que não é todavia o caso, pois estão retratados apenas uma vista panorâmica da fábrica, grupos de trabalhadores indígenas a laborar no terreno, aspetos diversos das instalações fabris, da maquinaria e dos equipamentos de infraestrutura do complexo, bem como, no final, a reprodução de um formulário preenchido de "Ensaios de receção de cimentos".



Na folha 1 há um texto impresso com letras douradas e que se intitula "Companhia dos Cimentos de Angola", resumindo muito brevemente a história administrativa e financeira da empresa.



Uma placa metálica está afixada no centro da capa, com gravações do título e da data, bem como dos seguintes dizeres, no interior de uma esfera situada no cimo do retângulo: "Companhia dos Cimentos de Angola – Fábrica do Lobito – Zaire, cimento 'portland' artificial".



Encadernação em inteira de pele grená, gravada com ferros dourados e tendo na capa uma placa metálica afixada; guardas forradas de tecido grená; na lombada, atilhos de seda grená trançada. No canto inferior esquerdo do verso da contracapa consta a chancela do mestre encadernador Frederico de Almeida.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 355
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
05/08/2014 16:53:11
Last modification
23/12/2014 11:15:02