Available services

Visita de Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa, a Moçâmedes (Angola)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0353
Title type
Atribuído
Date range
1954-06-24 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (27 f., 132 doc. fotográficos, 35x28x4 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 8x13 cm e 13x18 cm, não legendadas, que documentam a visita do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, à cidade de Moçâmedes, no âmbito da sua viagem oficial a Angola. Há também provas nos versos das folhas.



É muito provável que o álbum tenha sido oferecido à primeira-dama, na medida em que nas folhas I e II, ambas em papel vegetal, existe o total de 25 assinaturas femininas após a seguinte dedicatória manuscrita: "Para que Moçâmedes viva sempre em vosso pensamento, como em nós perdura a doce recordação da vossa passagem, pedem licença para ofertar-vos esta modesta lembrança: [seguem-se as assinaturas de mulheres, com identificação dos seus cargos ou funções]. Moçâmedes, 24 de junho de 1954".



A reportagem fotográfica regista vários aspetos arquitetónicos da cidade, bem como cenas de desfiles cívicos pelas ruas, homenagens prestadas ao chefe do Estado, iluminações municipais noturnas, a visita da primeira-dama a uma instituição católica de ensino infantil e, por fim, apresenta algumas imagens de exemplares da fauna angolana. As últimas quatro provas do álbum estão coladas na segunda folha de guarda.



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido bege; cortes das folhas em dourado.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 353
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
06/08/2014 16:00:22
Last modification
14/08/2020 11:30:02