Available services

"Carruagem presidencial dos Caminhos de ferro de Moçambique"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0362
Title type
Formal
Descriptive dates
[1956]
Dimension and support
1 álbum (18 f., 18 doc. fotográficos, 32,5x32,5x2,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 20,5x25,5 cm, parcialmente legendadas, que documentam o exterior e os interiores de uma nova carruagem presidencial destinada a Craveiro Lopes. As provas apresentam, impresso no canto inferior direito, o acrónimo SOREFAME (Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas), identificando a empresa construtora da carruagem (por encomenda dos Caminhos de ferro de Moçambique – CFM) e provável ofertante do álbum ao chefe do Estado, quando da sua viagem oficial a Moçambique.



O conteúdo do exemplar mostra o perfil externo da carruagem, bem como aspetos do salão de estar, de um quarto de cama e do compartimento de 1.ª classe, além de obras de arte que adornam alguns desses recintos. A última prova reproduz uma planta baixa da carruagem, com indicação das suas principais características técnicas.



A capa apresenta, no canto inferior direito, o título gravado a ouro.



Encadernação em inteira de pele verde, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido verde. O álbum está acondicionado num estojo de cartão forrado de pele verde.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 362
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
07/08/2014 17:34:37
Last modification
16/01/2020 12:24:32