Available services

"Açores - Distrito de Angra do Heroísmo: documentário da visita presidencial"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0124
Title type
Formal
Date range
1957 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (40 f., 288 doc. fotográficos, 34x52x5,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 13x18 cm, 18x24 cm e 24x30 cm, que documentam aspetos da visita do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, ao distrito de Angra do Heroísmo, quando da sua viagem oficial aos Açores. Algumas provas trazem impresso, no canto inferior direito, o nome do estúdio açoriano Lilaz.



A extensa reportagem fotográfica é também minuciosa no que se refere às diferentes atividades do chefe do Estado e da primeira-dama, além de registar vários exemplos dos patrimónios arquitetónico e paisagístico açoriano.



Somente as folhas iniciais apresentam algo escrito, a saber: no cimo das folhas 1 verso e 2, constam os dizeres caligrafados "Ilha Graciosa", e no cimo das folhas 2 verso a 3 verso estão também caligrafados os dizeres "Ilha de São Jorge". A primeira prova e a última prova do álbum estão coladas, respetivamente, no verso da folha de guarda inicial e no verso da folha de guarda final.



A capa apresenta o título e a data gravados a ouro, bem como um círculo metálico esmaltado, afixado no centro, a figurar o brasão em cores de Portugal.



Encadernação em inteira de pele azul, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido amarelo; cortes das folhas em dourado. O álbum está acondicionado num estojo de cartão forrado de pele azul.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 124
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
08/08/2014 15:36:28
Last modification
03/10/2018 09:40:41