Available services

Visita de Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa, ao arquipélago da Madeira

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0126
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1955]
Dimension and support
1 álbum (27 f., 27 doc. fotográficos, 30x38,5x1 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 29,5x38,5 cm (formato equivalente a folhas do álbum), parcialmente legendadas, que documentam aspetos do percurso que o presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, fez durante a sua viagem oficial ao arquipélago da Madeira. A maioria delas apresenta, impressa no canto inferior direito, a chancela do estúdio Perestrellos – Madeira.



A reportagem fotográfica restringe-se a determinados acontecimentos formais em que o casal presidencial participou na capital madeirense e na ilha do Porto Santo. As legendas, manuscritas, estão inscritas em apenas nove provas, a saber: "Pico dos Barcelos" [no Funchal] (n.º 1), "Embarque" [do Funchal para Porto Santo] (n.º 4), "A bordo do 'Bartolomeu Dias'" (n.º 11), "Chegada ao Porto Santo" (n.º 13), "Arco de Triunfo – Porto Santo" (n.º 14), "Na Câmara Municipal do Porto Santo" (n.º 15), "Saída da Câmara Municipal – Porto Santo" (n.º 17), "Porto Santo – Lançamento da 1.ª pedra para o monumento aos navegadores" (n.º 19) e "Porto Santo – Saída para bordo" (n.º 24).



O conteúdo do álbum não está encadernado, mas somente fixado com fita de nastro que passa por duas perfurações existentes na extremidade da esquerda. Duas folhas avulsas de cartão branco servem de capa e contracapa, tudo amarrado por outra fita de nastro.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 126
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: Os atilhos de fitas de nastro, utilizados para estabilizar este álbum, são recentes; foram certamente colocados em substituição de originais deteriorados.
Type of container
Álbum
Creation date
13/10/2014 17:03:42
Last modification
03/10/2018 09:40:31