Real Instituto Bacteriológico

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/PRQ/PLSB64
Title type
Formal
Date range
1901 Date is uncertain to 1910 Date is uncertain
Dimension and support
6 liv.; papel
Biography or history
Instituto Bacteriológico de Lisboa, uma instituição dedicada à microbiologia médica criado em Lisboa a 29 de Dezembro de 1892 como serviço especializado do Hospital de São José, tendo como finalidade principal a efetivação de análises bacteriológicas e o tratamento preventivo da raiva humana utilizando o método de Pasteur. O Instituto Bacteriológico deveu-se à iniciativa do médico e pioneiro da bacteriologia Luís da Câmara Pestana, que foi o seu primeiro diretor, tendo como médico auxiliar Aníbal Bettencourt.

Instalado numa dependência do Hospital de São José, em 9 Março de 1895 foi autonomizado, tomando a designação de Real Instituto Bacteriológico de Lisboa. Foram então definidas como principais objetivos a vacinação antirrábica, a preparação de soros antitóxicos para o tratamento da difteria, do tétano e outras doenças infeciosas, acompanhar os progressos da ciência microbiológica e reduzir os encargos económicos com a importação de vacina e soros.

A partir de Fevereiro de 1897 o Real Instituto Bacteriológico publicou um periódico médico intitulado Archivos de Medicina, inicialmente dirigido por Luís da Câmara Pestana e secretariado por Aníbal Bettencourt, tendo como colaboradores, entre outros, os bacteriologistas Francisco Stromp e Francisco Xavier da Silva Teles.

Em 1899 o Real Instituto Bacteriológico de Lisboa foi transferido para um edifício próprio, o edifício que atualmente ocupa, tomando o nome de Real Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana, em homenagem ao seu fundador, falecido nesse mesmo ano. A importância do Instituto é atestada pelo topónimo Rua do Instituto Bacteriológico atribuído à rua onde tem a sua sede.

Com a implantação da República Portuguesa e a criação da Universidade de Lisboa, em 1911 o Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana foi anexo à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, situação que manteve até 1989, quando a publicação dos Estatutos da Universidade de Lisboa o fez transitar para a dependência direta da reitoria daquela instituição. Os atuais estatutos foram publicados no Diário da República, n.º 41, II Série, de 18 de Fevereiro de 1998.

Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Inclui as séries de registo de baptismos e óbitos.
Arrangement
Ordem Cronológica, em cada série.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Inventário
Creation date
29/10/2014 13:54:49
Last modification
26/03/2024 09:55:15