Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Mandado do rei D. João I dirigido a Álvaro Dias, almoxarife de Viseu, sobre os dinheiros das rendas dos casais e herdades de Ovoa pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e ao Cabido da Sé de Coimbra, sequestrados em razão de uma demanda que corria entre eles e Diogo Soares de Albergaria

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CSC/2M010/501
Title type
Atribuído
Date range
1425-07-20 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
1 doc.; papel
Scope and content
Ordena-se-lhe que saiba se são idóneas as pessoas que têm em seu poder o dito dinheiro, e se o não forem que o ponha em mãos de pessoas que sejam capazes de o entregar a quem pertencer de direito. está assinada por Diogo Afonso, escolar em leis e juiz dos feitos.

Tem exarados no verso:

- Fronta feita em nome do cabido e do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a Afonso Martins, sapateiro e Afonso Anes, e a todos os rendeiros dos casais e terras que o dito mosteiro e cabido tem no julgado de Ovoa, para não darem rendas nem coisa alguma ao almoxarife de Viseu ou a outra qualquer pessoa. 1495-08-09.

- Requerimento feito por Fernão Gonçalves, procurador do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ao almoxarife de Viseu, Álvaro Dias, para dar cumprimento à carta do rei de 1425, pedindo o almoxarife ao procurador do mosteiro lhe indique um homem bom e consciencioso para lhe entregar as rendas passadas e futuras do casais e herdades de Ovoa.

Vestígios de selo de cera de chapa.
Physical location
Cabido da Sé de Coimbra, 2.ª incorporação, mç. 10, n.º 501
Original numbering
G. 6, R. 1, Bolsa 2.ª amarela
Language of the material
Português
Creation date
26/02/2015 14:09:53
Last modification
27/02/2015 10:33:44