Available services

Livro autêntico 11.º: sentenças eclesiásticas de Braga e da Legacia sobre dízimos

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSCC/L011
Title type
Formal
Date range
1517 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv.
Biography or history
Livros de tombo das escrituras de Santa Cruz mandados fazer no mosteiro por D. Manuel, por alvará dado em Almeirim a 29 de Novembro de 1517, a requerimento do prior e convento, e em resposta a uns apontamentos feitos por Afonso Dias, secretário do infante D. Afonso (administrador perpétuo) e escrivão público do tombo e das escrituras tocantes ao mosteiro. Foram cometidos a dois escrivães encarregues de tresladarem e concertarem as escrituras do cartório em livros de pergaminho, a saber, a Afonso Dias, e a frei Luís de Parada, frade do mosteiro, por ser «latino» e começados em 1518.

Têm trasladado o juramento dos escrivães, na presença do prior castreiro e do veador, feito por Henrique de Parada, escrivão público das escrituras e contratos tocantes ao mosteiro, em 22 de Março de 1518.

Foram escritos numa só coluna, de acordo com o dito alvará, com excepção dos livros 8.º e 9.º. Em cumprimento de um capítulo do regimento dos tombos, de 20 de Abril de 1518, citado no instrumento de aprovação e concerto, os traslados foram assinados, concertados e aprovados pelo prior castreiro do mosteiro, Gaspar Fernandes (do livro primeiro ao sétimo) e por Brás Lopes no livro oitavo, pelo veador Gregório Lourenço, escudeiro da Casa Real, e pelos escrivãeSão Afonso Dias já não assina o livro oitavo.

Os tombos receberam a aprovação régia de D. Manuel, dada em Évora, a 9 de Novembro de 1519, e de D. João III, dada em Lisboa, a 8 de Março de 1522.

Também designado por Livros de Leitura Nova de Santa Cruz de Coimbra.
Scope and content
Contém traslados de documentos datados de 1261 ou 1313 a 1597.

Contém o registo das sentenças dadas pelas Igrejas de Coimbra e de Braga, também designadas por juízo eclesiástico de Coimbra e relação de Braga, e pelo auditor do Núncio ou da Legacia, pelo provisor e vigário geral do bispo de Viseu, pelo conservador e juiz apostólico das causas e negócios tocantes ao mosteiro e pelo vigário da jurisdição eclesiástica de Santa Cruz . Contém também outros documentos.

O registo tem início no fólio 199, onde está o traslado n.º 1 do caderno 1 e em baixo, à esquerda está escrito «1.º volume». O primeiro caderno é o n.º 10, com o traslado n.º 11. Os cadernos têm reclamo e assinatura, em parte desaparecida.

Tem índice.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 11
Notes
Notas ao elemento de informação 'Título': Título patente no ID L 291.
Creation date
16/03/2015 15:14:36
Last modification
02/09/2024 13:22:26