Available services

Correspondência recebida do Conde de Águeda

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0012
Title type
Atribuído
Date range
1908-03-22 Date is uncertain to 1908-11-30 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (22 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilha que contém a respectiva descrição.
Scope and content
Foi governador civil de Aveiro.

Numa carta o Conde de Águeda menciona a preparação de eleições, bem como os rumores que existiam sobre o movimento militar no sentido de uma ditadura (datada de 23-3-1908).

Noutra carta informa sobre a agradável visita do rei D. Manuel II, e que ia decorrer um comício republicano no qual participavam Bernardino Machado, Alexandre Braga e António José de Almeida.

Alude a um telegrama de Luciano, bem como a organização de listas concelhias; dirigindo-se a Fancisco Ferreira do Amaral refere a situação passiva em que se encontra como governador civil solicitando-lhe que atenda o seu pedido senão não pode continuar no cargo, e propõe o nome de Eduardo Pereira.

O conde de Águeda solicita a Ferreira do Amaral o favor de José [?] da Silva, professor de alemão, ocupar o lugar no liceu de Aveiro.

Noutra carta, menciona o programa da visita do rei D. Manuel II a Espinho, Feira e Oliveira de Azeméis para inaugurar o Caminho de Ferro.

Por outro lado, rejeita as acusações de coação feitas pelo Governo Civil a empregados do concelho de Estarreja, que se recusavam a votar na lista progressista, notícia que foi veiculada no "Dia".

Em carta datada de 31 de julho de 1908, pede a Ferreira do Amaral o empenho para satisfazer um pedido do seu amigo Alberto Ferreira Pinto Basto (primo direito do conselheiro Dias Ferreira) de Ílhavo, para o seu filho de 15 anos conseguir entrar no Colégio [São George] de Weybridge, Inglaterra "onde estudaram seus tios e primos, exceto colégios de jesuítas porque o pai do rapaz embirra com tal gente".

O conde de Águeda Informa sobre a falta de milho no distrito de Aveiro, pedindo que seja enviado o mais rapidamente, diz a Ferreira do Amaral que envia o jornal que fala do padre Marques de Castilho, professor do Liceu normal de Aveiro.

O conde de Águeda também refere o desagrado de Costa, pela presença da polícia, quer à chegada e partida, e revela o teor de um telegrama que Afonso Costa recebeu acerca da dolorosa impressão que causou o discurso de Brito Camacho, e mandando-o regressar imediatamente a Lisboa.

Inclui despesas de eleições, oposição dos padres em relação ao nome de Miguel bombarda, entre outros.

Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. Conde de Águeda, doc. 1 a 22
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:20:26
Last modification
21/07/2015 12:04:24