Available services

Correspondência recebida de José Maria de Alpoim

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0031
Title type
Atribuído
Date range
1892-04-05 Date is certain to 1908-12-12 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (69 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilhas que contêm as datas.
Scope and content
A carta 16 contém (2 f.), a carta 35, 35 a) contém um bilhete e carta dirigidos a Ernesto de Vasconcelos, chefe do gabinete do presidente do Conselho - entre outras), a carta 36 contém um recorte de jornal, a carta 45 contém (4 f.), a carta 66 contém (3 f.).



Alguns papéis de carta incluem impresso a vermelho "Centro Progressista Dissidente, R. Nova da Trindade, 9, 2.º, Lisboa", outra do "Turf Club Lisboa" (doc. 67), sendo algumas remetidas de Mesão Frio, Casa da Rêde; da Figueira da Foz, Bairro-Novo; do Hotel de "Thermes de Dax-Landes".

José Maria de Alpoim foi redator do periódico "Dia".

Carta de José de Alpoim a pedir ao almirante Ferreira do Amaral para que Rosa Alice dos Anjos possa ser admitida no Recolhimento do Calvário (19-12-1908, doc. 1), entre outros empenhos para diversos lugares.

O autor solicitava ao almirante que substituisse o administrador de Mesão Frio, distrito de Vila Real por outro de diferente concelho, por praticar violência nas eleições da Junta da Paróquia de Barqueiros, suspendendo o regedor e mandando vir a polícia.

Contém outras notícias sobre eleições em Sernancelhe, Tabuaço, entre outros.

Noutra carta o autor alude aos problemas que tem com o Vilhena bem como as perseguições de que os dissidentes são alvo em vários distritos.

Em cartas datadas de 24 de fevereiro e outubro de 1908, pedia ao almirante para emitir ordens em Moçambique para que o seu filho Egas de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, e Raul Mário de Serra Guedes, segundos tenentes, ficassem no "Adamastor" e, também, que o juiz Dr. Eduardo dos Santos que se encontrava em Moçambique fosse colocado em Goa.

Integra diversos pedidos de empenhos particulares - um sobre "vagou um lugar na Torre do Tombo, de escrit[orário], pedia-lhe o favor de o solicitar para José Meireles de Sousa", 5 de maio de 1908, doc. 32.; outro a pedir o cargo de governador de São Tomé que estava para vagar para o seu cunhado Dr. Carlos de Castro Lopes, doc. 40.

Integra um recorte de jornal intitulado "Conspiração Franquista" com a notícia das atividades de João Franco transmitindo ordens de Marselha e Bilbau, artigo assinado por Lello, (doc. n.º 36-a).

Em outra carta remetida de Salamanca, Alpoim aponta João Franco como o principal responsável pelo regicídio, bem como pela perseguição de que era alvo e da ordem de prisão que o levou a refugiar-se em Espanha, datada de "Gran Hotel del Comercio de José Cea", 5 de fevereiro de 1908 (doc. n.º 54).
Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. José de Alpoim, doc. 1 a 69
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:20:46
Last modification
13/08/2019 10:10:00