Available services

Correspondência recebida de Joaquim Carlos Paiva de Andrada

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0053
Title type
Atribuído
Date range
1882-09-03 Date is certain to 1909-06-09 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (26 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilhas que contêm as datas.
Scope and content
A carta 4 contém um recorte de jornal agrafado, a carta 7 contém (4 f.), a carta 10 contém (4 f.), a carta 11 contém (2 f.), a carta 13 contém (5 f.) e 7 recortes de jornal, a carta 17 contém 3 recortes de jornal e um folheto informativo da Imprensa Nacional, a carta 18 contém (8 f.), a carta 19, contém (6 f.), a carta 20 contém (11 f.),

a carta 22 contém (6 f.), a carta 26 contém (7 f.).



Na carta datada de Tamanga-Paris, 9-06-1909, dá os pêsames a Ferreira do Amaral (doc. 1).

Noura carta menciona o comércio feito em São Miguel e o transporte, a baía de Salamanca, entre outros (doc. 2).

Inclui um recorte do jornal "Le Matin" com notícias veiculadas por Nova Iorque e Londres acerca do conflito entre o Japão - ameaça declarar guerra à China. O incidente ocorreu quando o navio japonês Tatsu-Maru que transportava, passageiros mercadorias e armamento com destino a Macau foi intercetado por marinheiros chineses armados, que entraram a bordo e retiveram o navio.

Sendo que o navio japonês referiu que tinha licença para importar armas e munições, tal como foi confirmado pelas das autoridades portuguesas, e que se encontrava nas suas águas territoriais.

O autor refere bancos e companhias portugueses e internacionais (doc.7); menciona as entidades: Banco Ultramarino, Companhia da Zambézia, Companhia de Moçambique, entre outros.

O autor refere que recebeu notícias de África e que o Manuel António foi preso, enquanto o esplendido oficial, alferes Freire foi morto, deixando viúva e dois filhos pequeninos, pedindo-lhe para se lhe dar uma pensão de sangue, alude também a assuntos políticos (doc. 11).

Em carta de 1892, informa Ferreira do Amaral sobre os capitais e os primeiros banqueiros de Paris, também refere os Rothschild, alude ao decreto e à Companhia constituída e registada no Tribunal do Comércio (doc. 12).

Contém a carta com o timbre "Companhia Africana - Sociedade Anónima de Responsabilidade Lda. / Endereço telegráfico 'Azul Lisboa' ", Paiva de Andrada felicita Ferreira do Amaral pelo feliz governo e pela vantajosa ocupação do Cacongo, menciona a Ponta Negra, as relações com os ingleses, bem como o tráfico de escravos (200 pretos), a navegação entre Angola, Cabo e Moçambique, apresenta ainda o seu projeto de navegação favorável a Portugal e domínios ultramarinos datado de Lisboa, 6 de dezembro de 1883, junto à carta encontram-se recortes de jornais em inglês, acerca das colónias portuguesas em África, bem como a ocupação do Norte do Congo pelos portugueses (doc. 13).

Na carta remetida de Londres, Paiva de Andrada informa Ferreira do Amaral que recebeu pelo correio o texto do contrato preparado com a Inglaterra e que o Dantas lhe envia um exemplar, e que inclui novos portos da costa na província comercial mais importante que a atual Angola, diz que a Bélgica irá tomar posse do Congo, entre outros (doc. 14).

As restantes cartas tratam de assuntos sobre a soberania de Portugal das margens do Zaire e territórios de Cabinda, Molembo, as relações de Portugal com a França, da ocupação oficial de todo o baixo Zaire até às cataratas, anúncio copiado de um jornal de Pretória de 22 de julho de 1882, intitulado "For Mossamedes" sobre o "brigantine Louis Alfred" e os Boers, entre outros.
Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. Joaquim Carlos Paiva de Andrada, doc. 1 a 26
Language of the material
Português, francês e inglês
Creation date
07/04/2015 11:21:11
Last modification
07/10/2020 22:02:54