Available services

Correspondência recebida de Rafael de Andrade

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0057
Title type
Atribuído
Date range
1892-03-29 Date is certain to 1895-12-03 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (5 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilha que contém a respectiva descrição.
Scope and content
A carta 4 contém 3 f.

Foi Governador Geral da Índia Portuguesa.

Rafael de Andrade informa que conversou com João Coutinho e que não encontrou factos para o mesmo ser acusado e preso (carta remetida de Quelimane).

Opina sobre o sistema de administrar Moçambique.

Em outra carta convida o comandante para jantar, estando presente o infante D. Afonso, na Índia (doc. 3).

No Ofício n.º 10 informa Ferreira do Amaral, comandante da Divisão Naval a bordo do "Vasco da Gama", que na Velha Goa foram arrasadas por completo as ruínas da Misericórdia e da Igreja de Nossa Senhora da Serra, e que entre um monte de pedras foi encontrado o "túmulo do maior dos heróis portugueses e terrível Afonso de Albuquerque", cujas ossadas se mantiveram ali até a era de 1565, sendo vice-rei D. António de Noronha, altura em que foram enviadas para Lisboa a pedido do seu filho, de seu nome Afonso de Albuquerque, tendo chegado a 6 de Abril de 1566 e sido depositadas em 19 de maio na Igreja da Graça. Por conseguinte, Rafael de Andrade oferece ao Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa o túmulo do fundador de Goa, bem como restos da metrópole a serem embarcados no navio de guerra "Vasco da Gama". A carta inclui a descrição escrita por Gaspar Correia (vedor das obras) sobre a morte de Afonso de Albuquerque, o testamento, as exéquias fúnebres: o corpo foi colocado numa cadeira em posição sentada, em cima de um palanquim, visível a todo o povo, num batel com a bandeira real. Foi enterrado na sua capela, numa "tumba" coberta com veludo preto, entre outros detalhes. Refere ainda, as medidas que o Governador Lopo Soares de Albergaria tomou contra a sepultura, menciona a data da sua morte no epitáfio a 15 de dezembro, não concordando com a data indicada por João de Barros. Alude também aos túmulos de Fernão e Francisco de Albuquerque que acabaram por ficar nos "caboucos do novíssimo cemitério dos cónegos da Sé” (doc. 4).

No Ofício n.º 11, agradece a ajuda prestada ao comandante das Forças Navais destacadas na Índia, com o governo geral da Índia (doc. 5).

Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. Rafael de Andrade, doc. 1 a 5
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:21:16
Last modification
21/07/2015 12:04:54