Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência recebida de Álvaro de Oliveira Soares de Andrea

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0058
Title type
Atribuído
Date range
1902-01-11 Date is certain to 1908-06-09 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (3 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilha que contém a respectiva descrição.
Scope and content
A carta 1 contém 2 f.



Álvaro Soares de Andrea em tom de desabafo, diz ao conselheiro Ferreira do Amaral que a sua situação financeira e familiar é precária, que se encontra sem casa - "foi vendida ao Estado juntamente com o terreno da Quinta da Estrela, para o novo liceu" - e sem dinheiro, desde que foi exonerado do serviço da armada, culpando o ministro da Marinha do governo transato, possivelmente [Aires de Ornelas e Vasconcelos]. Solicita a influência do conselheiro para que saia o Decreto visto só ter uma pensão de 25$000 do serviço que cumpriu em África, Moçambique (doc. 1).

Noutra carta, classificada como "particular", Álvaro Soares de Andrea utilizando um discurso de revolta, diz se não fosse um homem honrado negaria a nacionalidade portuguesa, onde neste "país só se vive da hipocrisia, da vaidade e da mentira", e ainda, da ambição de muitos "aventureiros que sem brio, apenas exploram os dinheiros da Nação". Alude ao seu avô, o tenente coronel de Cavalaria Tomás José de Sousa Soares de Andrea, que lutou heroicamente contra os miguelistas, em Vila Viçosa deixando os seus filhos na pobreza (11 de janeiro de 1902, doc. 2).

Em outra carta, o autor refere que teve conhecimento através dos jornais, de que Ferreira do Amaral ia no dia seguinte, fazer um discurso "de apologia póstuma do grande herói de Chaimite" na Sociedade de Geografia de Lisboa, pondo à sua disposição nove documentos que corroboram a verdade histórica e pedindo a sua devolução (doc. 3).

Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. Álvaro Soares de Andrea, doc. 1 a 3
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:21:16
Last modification
07/04/2021 09:06:29