Available services

Correspondência recebida de José Maria Antunes

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0065
Title type
Atribuído
Date range
1885-10-28 Date is certain to 1884-12-25 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (4 doc.); papel
Custodial history
Os documentos estão acondicionados em capilha.
Scope and content
A carta 1 contém (2 f.), a carta 4 contém (4 f.).



José Maria Antunes era vice-reitor no Seminário Liceu de Angola e Congo, na Huíla.

Carta que trata do assunto de um indivíduo a trabalhar na Missão, proferindo palavras em tom de gracejo e que escandalizou as pessoas que souberam (Missão do Huíla, doc. 1).

Noutra carta, José Maria Antunes alude aos direitos de jurisdição eclesiástica da prefeitura apostólica da Cimbebasia (doc. 2).

Na última carta, o vice-reitor escreve a Ferreira do Amaral, a pedido de Fernando Pedroso, esclarecendo a diferença da jurisdição entre a Missão de Huíla - obedece à evangelização de Angola e Congo e está sob jurisdição do bispo de Angola -, e a da Cimbebasia - missão mais antiga de evangelização feita por missionários pertencentes à mesma sociedade missionária anterior, mas foi erigida pela Santa Sé Apostólica, não dependendo da Missão de Huíla, nem do prefeito apostólico da Cimbebasia. O vice-reitor informa que a Missão de Huíla é constituída por um seminário diocesano, um colégio e ainda por uma obra agrícola para as crianças indígenas. Os padres que lecionam são simultaneamente operários, porque no entender do vice-reitor os esforços dos missionários não contemplam apenas o ensino, mas incutem a vontade de trabalhar na mocidade, tendo plantado uma grande área de terreno. Por outro lado, remete em anexo a lista dos alunos, filhos de brancos, e indígenas, que fizeram exame, incluindo as disciplinas e a avaliação: "Exames do Seminário Liceu de Angola e Congo na Huíla, passados nos dias 2 a 5 de Agosto de 1884, relativos ao ano de 1883/1884" , quer da instrução primária quer da secundária (doc. 3). O vice reitor faz alguns pedidos a Ferreira do Amaral: que se interesse pela Missão de Huíla, que os exames feitos no Seminário Liceu daquela província fossem válidos para os cargos e emprego do reino, ou para aqueles que quisessem ingressar na universidade. Solicita também uma nova capela que abrangesse todo o pessoal da Missão, pois a existente é insuficiente. Soube que a missão de São Salvador e do Congo foram dotadas com condições e apela para que a de Huíla não caia no esquecimento, entre outros (doc. 4-4a).

Physical location
Família Ferreira do Amaral, cx. 3, mct. José Maria Antunes, doc. 1 a 4
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:21:22
Last modification
21/07/2015 12:04:55