Available services

Correspondência recebida de Salom Bensaude

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/FFA/B/001/0114
Title type
Atribuído
Date range
1883-07-01 Date is certain to 1885-09-29 Date is uncertain
Dimension and support
1 mct. (21 doc.); papel
Scope and content
Foi diretor na Companhia Zambézia onde adquiriu conhecimentos para negociar.

Trata do estabelecimento da Mina de Lombige, em Angola, financiada por um grupo de banqueiros em Paris, bem como do traçado do Caminho de Ferro, em Lourenço Marques.

Integra uma cópia da carta de José Maria do Prado remetida a Bensaúde (Loanda, doc. 2a).

Compreende notícia sobre a visita do rei Afonso de Espanha a Paris - proveniente da Alemanha -, tendo sido mal recebido pelo povo devido a ter aceite ser coronel honorário.

Contempla a informação da cópia feita a partir do mapa - com as colónias portuguesas - de África, extraído de uma carta geográfica - propriedade da Legação Portuguesa, provavelmente feita pelo visconde Sá da Bandeira; da carga que chegou a Benguela num vapor estrangeiro vindo do Zaire com carga para a Casa Holandesa, descarregando em Benguela e voltando a carregar as mesmas fazendas com destino a Lobito, Catumbela, referindo contrabando, entre outros.

Inclui a referência a Serpa Pimentel, que passou por Paris, e comentou a preocupação do Rei belga em reaver a sua fortuna em relação às questões do Zaire.

Contém cartas sobre as negociações entre a Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica relativamente à liberdade de comércio no Zaire; dos presentes que comprou para oferecer aos sobas; recolha de capital em Londres para a Companhia Industrial e Comercial de Angola (destilação), compra de diversos materiais, entre outros.

Physical location
Família Ferreira de Amaral, cx. 4, mct. Salom Bensaude, doc. 1
Language of the material
Português
Creation date
07/04/2015 11:30:55
Last modification
16/06/2022 17:49:53