Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Obituário da Congregação de Santa Cruz de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSCC/L165
Title type
Formal
Date range
1766 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
1 liv. ([4], 362 p.); papel
Custodial history
Em 2017, a 18 de janeiro este livro deu entrada na Torre do Tombo, após aquisição por compra em “Leilão de Antiguidades e Obras de Arte, Pintura, Livros Pratas e Jóias” nº 113", realizado nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2009, pelo Leiloeiro Cabral Moncada de 2009 por Cabral Moncada Leilões, lote n.º 275.
Scope and content
Apresenta na folha de rosto a seguinte informação: "Necrologium CongregationisCC. [Canonicarum] RR. [Regularum] in Lusitania. Ad usum Chori in Monasterio S. Crucis. Pars I. Anno Domini 1766."

Obituário caligrafado, com a seguinte estrutura interna: folha de rosto; [advertência ao leitor] (f. 2); 181 fólios, cada um dos quais correspondendo a um dia do ano (frente e verso). O documento termina no dia 30 de Junho e curiosamente não prevê, certamente por lapso, o dia 29 de Fevereiro.

Cada página apresenta sempre o mesmo arranjo gráfico: à cabeça, o mês e a paginação; grande rectângulo central com o dia do mês, sobre uma vinheta decorativa caligrafada, seguindo-se os nomes dos falecidos (primeira inicial O caligrafada a vermelho); nas duas colunas laterais, o local do óbito e jazida (à esquerda: locus sepulceri) e o ano do óbito (à direita: annus). Com raríssimas excepções, quase todas as páginas foram apenas preenchidas na frente, a tinta vermelha (vinheta, rectângulo e colunas) e negra (mês e nomes).

Como é indicado no rosto ("in Lusitania"), os registos referem-se a óbitos ocorridos nos diferentes mosteiros da Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho (mais tarde Cónegos Regrantes de Santa Cruz de Coimbra, ou Crúzios), desde a fundação da ordem em Portugal, e não apenas aos de Santa Cruz, embora estes últimos estejam representados com maior número de ocorrências. O óbito mais antigo registado é o do bispo de Lamego D. Godinus (1118). O último é de 1834, data em que a ordem foi extinta.

Tem encadernação da época, inteira de carneira, com os dois planos idênticos: aplicações metálicas nos cantos, super-libros e fechos. Decoração rectângular a ouro (roulette), com quartos de círculo contornando os cantos. Super-libros de Santa Cruz de Coimbra: armas de Portugal, muito ornamentadas, tendo como timbre o cordeiro pascal. Corte das folhas dourado e cinzelado.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 165
Language of the material
Latim
Related material
Portugal, Museu Nacional de Arte Antiga, Biblioteca - Necrologium Congregationis CC. RR. in Lusitania ad usum Chori in Monasterio S. Crucis : Pars II., 1766. [2], 369 p.; 44 cm. Julho a Dezembro. Congregação dos Conegos Regulares Crúzios--Obituários. RES 26899 (BMNAA) - 26899.Selo assinalando que a obra foi comprada em 1934.
Creation date
18/01/2017 12:37:02
Last modification
23/05/2024 13:39:02