Available services

Angola: MPLA, UPA, NGWIZAKO

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ASC/E/0015
Title type
Atribuído
Date range
1960-08-16 Date is certain to 1972-06-19 Date is certain
Dimension and support
1 pt. (65 doc.); papel
Scope and content
Contém documentos produzidos pelo M.P.L.A., pela P.I.D.E. - Delegação em Angola, pelo Governador-Geral de Angola, pela "Union des Populations de l' Angola" (União das Populações de Angola (U.P.A.), pela "Secretaria Provincial de Fomento Rural", pela Junta Provincial de Povoamento da Província de Angola, pelo Ministério de Informação do Governo da República de Angola no Exílio (Leopoldville, República do Congo) pela Liga Geral dos Trabalhadores de Angola, pela organização "Ngwizani a Kongo" (NGWIZAKO), pelo Quartel General do Comando Militar de Angola, entre outros. Contém também documentos relativos a Cabinda, bem como publicações e cópias de publicações.

Documentos do M.P.L.A.: "Programa da Organização: orientação dos responsáveis das massas" (truncado); "Angola in arms: 4th February" (tradução publicada em Luanda, em maio de 1969); "Vitória ou Morte: Guia do alfabetizador: de experiência" (truncado); ANDRADE, Mário - "Liberté pour l' Angola". Paris: François Maspero, 1962. "Para a Independência de Angola: relatório dum seminário organizado em Léopoldville em abril de 1963. (Carimbo J.U.P.A.). SOUSA, Alfredo - "Organização e programas de desenvolvimento comunitário". Separata da revista "Estudos Políticos e Sociais", vol. 1, n.º 3 (1963) p. 551-596.

Ofícios do Governador-Geral de Angola dirigidos ao Ministro do Ultramar acerca da Secretaria Provincial de Fomento Rural (outubro de 1971 - 5 de janeiro de 1972).

Cópia do artigo publicado por MASCHINO, Maurice - "Frantz Fanon: l' Itinéraire de la générosité". Cartões de membros da "Alliance des Tshokwe du Congo-Angola-Rhodesie" (A.T.C.A.R.), da U.N.I.T.A., do M.P.L.A., da União das Populações de Angola (U.P.A.).

Panfletos: "Liga Geral dos Trabalhadores de Angola" (LGTA); "ao Heroico Povo Angolano" (U.P.A.); "Concedei-nos a nossa independência"; "Kodi Abako"; "UPA: lutamos para Liberdade" (dois exemplares); "Os povos de Camabatela, Carmona, Negage, Cuango, Pedra do Feitiço e outros, regressaram, façam como eles: a tropa aguarda-vos em grupos de 10 com bandeira branca" (bilingues, em dialecto, cinco exemplares; " Aos cristãos que estão na UPA" (bilingue); "Atenção Cabindas" (bilingue, Leopoldville, 23 de junho de 1962); "Refugiados de Cabinda aproxima-se a Páscoa..." (bilingue).

"Estudo acerca dos caminhos-de-ferro e do Caminho-de-Ferro de Benguela" (cópia de 19 de junho de 1972). GUERRA, Alfredo Jorge de Passos; VEIGA, Jorge Bonucci - "Revisão do 3.º Plano de Fomento: Promoção Social: estudo apresentado ao Grupo de Trabalho n.º 7". Luanda: Junta Provincial de Povoamento, 1970. "Extensão rural: Conferência proferida pelo orientador técnico do Projecto Piloto de Extensão Rural do Andulo na ocasião da visita do Comandante Chefe das Forças Armadas de Angola, general Costa Gomes e do governador do Distrito do Bié, coronel Herculano de Moura e comitiva, no dia 13 de dezembro de 1971". "Notícias da Frente de Combate, n.º 4" (13 de junho de 1962), "Carta Circular da LGTA" (carimbo do Bureau Executivo, 23 de junho de 1962). UNION DES POPULATIONS DE L' ANGOLA - "La Lutte pour l' Independence de l' Angola: Déclaration du Comité-Directeur". Imprimerie Nouvelle Leopoldville, 1960. "Angola: Organe du Front National de Libération de l' Angola - F.N.L.A." n.º 15, de 15 de setembro de 1964, carimbo: "Ministère de l'Information. Gouvernement Revolutionnaire de l' Angola en exil (G.R.A.E.)". "Um exemplo típico de um bom português: apelo aos portugueses" (dois exemplares, um deles enviado do Congo ao Administrador do Concelho de Cabinda, dezembro de 1960). Registo de emissão feita "Aos microfones da Rádio Nacional Congolesa" (16 de agosto de 1960). Comunicados da U.P.A. em dialecto e em Português, assinados pelo Presidente Holden Roberto. U.P.A.: "Tradução: Normas a seguir pela população de Angola nos dias de festa" (março de 1961). Recorte do artigo "Scission au sein de l' U.P.A." publicado por "Le Courrier d' Afrique" (1 de março de 1961). Carta manuscrita dirigida ao "Soldado negro do Bailundo...." assinada pelo comandante D[?] escrita no verso de uma carta dactilografada dirigida ao "Soldado português". Outro documento da LGTA (1 de maio de 1962). Carta assinada por Luis Ranque Franck, presidente do Movimento para a Libertação do Enclave de Cabinda (M.L.E.C.), dirigida ao senhor João Malamba Casimiro (Leopoldville, 8 de janeiro de 1961). Comunicado de Alexandre Taty (Leopoldville, fevereiro de 1961). AGÊNCIA GERAL DO ULTRAMAR - "Primeiros elementos de Português para as escolas rurais do Distrito de Cabinda". Lisboa, AGU, 1960. (Destinava-se ao ensino dos povos do Maiombe, na língua dos "Baiombe", usando o dialecto "Kiombe", preparado pelos Padres do Espírito Santo). "Escola Prática de Infantaria: direção de Instrução: guerra subversiva: generalidades".

Envelope timbrado da Polícia Internacional e de Defesa do Estado - Delegação em Angola endereçado ao Chefe da Subdelegação da P.I.D.E., Cabinda) contendo as cópias da declaração feita por Mário de Andrade à "Vie Africaine", intitulada "Os nacionalistas angolanos devem estar vigilantes para destruir os projectos de quem os quer dividir", dois exemplares, em português e francês, e cópia de "Angola: Martyr des Portugais" pelo editor Lowau Michel, seguidos de três panfletos. Circular do Comando do Sector n.º 6, n.º 257/62/S dirigida à 1.ª Companhia de Caçadores (60) (Angola, 3 de março de 1962). Jornal "Unidade Angolana". (dezembro 1961) ano 1, n.º 1. Cópia de "Conference de presse de la "NGWIZAKO" dada por Lourriro Antoine (Leopoldville, 15 de julho de 1961). "[...] Conference à Brazzaville de l' Organization NGWIZAKO [...]" sobre o direito à autodeterminação das colónias portuguesas (tirado de "L'Eveil de Pointe-Noire" (9 de maio de 1962). Cópia de "Angola: Exploitation esclavagiste: Resistance nationale". Dakar: MPLA - Imprimerie DIOP (editado por ocasião da Semana de Angola, 23 a 30 de junho de 1961). Estatutos do MPLA. "Boletim de Informações referido a 28 de fevereiro de 1961"do QG do Comando Militar de Angola (secreto, Luanda, fevereiro de 1961). TAVARES, Lourenço - "Gramática Kikongo: dialecto Kisolongo". 2.ª ed. Luanda: Imprensa Nacional da Colónia de Angola, 1935.

Prova fotográfica com o n.º 139/40 relativa a condecoração em Mafra de António Soares Carneiro, carimbo e envelope timbrado de "Mundial Foli Foto" (Lisboa).
Access restrictions
A comunicação, o acesso e a utilização dos Documentos decorrerem de acordo com a Cláusula 2ª do Protocolo de Doação, remetendo para o artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de janeiro, Regime Geral de Arquivos por sua vez alterado pela Lei n.º 26/2016 de 22 de agosto, no que diz respeito aos prazos de acesso e comunicação.
Physical location
António Soares Carneiro, cx. 18, n.º 4, doc. 1 a 65
Language of the material
Português, francês
Creation date
31/10/2017 14:45:26
Last modification
26/03/2024 16:09:25