Available services

Instrumento de posse dado a requerimento de Pero Fernandes, capelão do senhor Nuno Martins, de uma ração na igreja de Santa Maria de Góis que vagara por falecimento do raçoeiro Lopo Madeira, e instrumento de posse do priorado, rendas e frutos da igreja matriz de Santa Maria da vila de Góis, de justificação de ditos de testemunhas e instrumento com traslado do citado instrumento de posse em pública forma, apresentados e requeridos pelo padre Manuel Luís, clérigo de missa e beneficiado na mesma igreja

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CABT/G/0080/01705
Date range
1523-02-20 Date is certain to 1560-10-03 Date is certain
Descriptive dates
Góis, Coimbra
Dimension and support
4 doc.; perg., papel
Custodial history
No verso do documento em pergaminho está escrito: "Importa muito".
Scope and content
Inclui o instrumento de posse dado a requerimento de Pero Fernandes, capelão do senhor Nuno Martins, portador de uma confirmação do bispo de Coimbra, de uma ração na igreja de Santa Maria de Góis que vagara por falecimento do raçoeiro Lopo Madeira, datada a 20 de fevereiro de 1523; o instrumento de posse do priorado, rendas e frutos da igreja matriz de Santa Maria da vila de Góis, dado ao padre Manuel Luís, clérigo de missa, em virtude de bula e da procuração dada por D. Diogo da Silveira, na qualidade de administrador do hospital e capela do Espírito Santo, ao qual estavam anexadas certas igrejas no bispado de Coimbra, pela qual se dava poder aos procuradores nomeados para tomarem posse das igrejas que vagassem e dos seus frutos tirando a porção para sua Santidade, de 28 de junho 1557; justificação de ditos de testemunhas sobre a posse do priorado da citada igreja, e seus frutos requerida por Manuel Luís, beneficiado, ao juiz ordinário da vila de Góis, de 3 de agosto de 1557; instrumento com traslado do citado instrumento de posse em pública forma, apresentado e requerido pelo padre Manuel Luís ao corregedor de Coimbra, de 3 de outubro de 1560.
Access restrictions
Acesso sujeito a intervenção.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 27, n.º de ordem 80, doc. 1705
Original numbering
Silveiras - Casa de Sortelha - Padroados - Góis. Mç. 31[?], n.º 28
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Dois dos documentos em papel exibem rasgão no festo, dois deles apresentam também galerias e margens dobradas. O documento em pergaminho tem selo de chapa fragilizado.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Notas ao elemento de informação "Título": outros Títulos: Instrumento de posse que tomou o conde D. Luís da Silveira dos frutos e rendimentos da igreja de Góis para o seu hospital por virtude das bulas da anexação; Posse para que tomou da igreja de Góis, o padre Manuel Luís pelo conde D. Diogo da Silveira como administrador do hospital da dita vila ao qual sua Santidade anexou reservando certa porção ao vigário instituendo, e apresentando pelo dito senhor.
Creation date
19/03/2018 11:00:58
Last modification
03/01/2019 15:53:09