Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção do Castelo de Moura

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSAM
Title type
Atribuído
Date range
1861 Date is certain to 1863 Date is certain
Dimension and support
1 mç.; papel
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção do Castelo de Moura era feminino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Em 1562, foi fundado um mosteiro de freiras dominicanas dentro da cerca do castelo, por D. Ângela de Moura, por bula de Pio IV, dada em Setembro de 1562, nos seus terrenos, conforme testamento, aberto em 7 de Julho de 1593, com a cláusula expressa de que se o mosteiro fosse extinto todos os seus bens ficariam para o seu parente mais chegado ao Morgado de Corte Serrão.

O convento começou a ser edificado a 7 de Outubro de 1562 e em Outubro de 1566 deram entrada no convento com D. Ângela e cinco outras religiosas: D. Jerónima de São João, D. Graça, D. Maria de Jesus, D. Antónia de Nazaré e D. Branca de São Francisco, provenientes do Mosteiro de Nossa Senhora do Paraíso de Évora.

Em 1755, a 1 de Novembro, os danos provocados pelo terramoto deixaram o mosteiro em ruínas.

Em 1863, por alvará régio de 15 de Julho, o bispo de Beja, eleito de Lamego, mandou suprimir o mosteiro, em virtude de haver apenas uma religiosa. O inventário de todos os bens foi feito a partir dessa data.

Em 1875, o mosteiro foi extinto, em 12 de Junho, por morte da última religiosa D. Francisca de Paula Crugeira Rosado.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: São João Baptista (Moura, Beja)
Custodial history
É ainda desconhecida a história custodial desta documentação.
Scope and content
Inclui o requerimento da condessa de Mello solicitanto a execução do testamento de D. Ângela de Moura, e os documentos comprovativos.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Feminino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção do Castelo de Moura: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 757. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Beja

Portugal, Arquivo Distrital de Évora
Creation date
03/07/2018 10:33:00
Last modification
13/03/2020 12:02:41