Obras do Ribatejo

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/TT/ER/A-BU
Title type
Formal
Date range
1775-05-07 Date is certain to 1777-08-20 Date is certain
Dimension and support
6 liv.; papel
Biography or history
Por carta régia de 1 de Junho de 1782 foi o Conde de Valadares nomeado para desempenhar, cumulativamente com o cargo de Inspetor Geral do Terreiro, o de Inspetor Geral das Obras da Tapada e Valas do Ribatejo. Tinham estas obras por fim «tapar as bocas que as inundações do Tejo têm aberto nos Valados que foram construídos para as evitar» sendo-lhes aplicada a importância de 153:117$713 que se encontrava no cofre do Terreiro Público.

Determinou-se mais tarde, em 1787, que as obras, se tornassem extensivas às vilas de Castanheira e Povos, sendo custeadas pelos «sobejos das sizas» das mesmas vilas, e, no ano seguinte, por decreto de 11 de Março, que o Conde de Valadares desempenhasse também o cargo de Superintendente Geral das Estradas.

Em 1791, quando já se tinha procedido ao reparo e alinhamento da estrada da Póvoa até Leiria e se estava trabalhando na serra de Rio Maior determinou-se, por alvará de 28 de Março, a construção da mesma estrada até ao Porto (devendo ter de largura 40 palmos) e que se procedesse também ao encanamento do rio Mondego.

Faleceu o Conde de Valadares em 17 de Novembro de 1792, tendo o Conde de Rio Maior, João de Saldanha de Oliveira e Sousa, que lhe sucedeu no cargo de Inspetor Geral do Terreiro, ultimado vários assuntos respeitantes às obras que se encontravam em curso.
Custodial history
Francisco Belard da Fonseca agrupou estes volumes sob a designação de «Obras do Ribatejo» por, segundo seu entendimento, "não dizerem respeito a assuntos pertencentes ao Terreiro Público". Segundo o próprio Belard da Fonseca "pela extinção do Terreiro em 1852 devem os mesmos ter passado para a Alfândega Municipal e desta, em 1868, para a Alfândega de Lisboa". Em setembro de 2008 foi definitivamente transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A quando do seu tratamento arquivístico optou-se por os manter ordenados de acordo com o optado pelo referido produtor o produtor e o inventário feito por Francisco Belard da Fonseca.
Language of the material
Português
Creation date
27/07/2018 10:05:25
Last modification
16/03/2023 11:01:16