Available services

Diversos documentos, cartas, consultas e pareceres do Conselho de Portugal sobre o casamento de D. Branca da Silveira, filha do último Conde de Sortelha, sobre a sucessão da Casa do mesmo Conde

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CABT/0092/00066
Date range
1617-09-19 Date is certain to 1624-01-04 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa, Madrid
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Documento descrito no século XX em capilha de trinta e cinco linhas, com resumo a tinta preta. A segunda parte do Arquivo da Casa de Abrantes vendida pelo Marquês do mesmo nome ao Professor Doutor António Augusto Gonçalves Rodrigues, e por este proposto para venda ao Estado Português, teve um processo de aquisição iniciado em 1981, com a decisão do seu inventário, o que aconteceu por Despacho do Secretário de Estado da Cultura, datado de 11 de março de 1982, nos termos dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei n.º 38 906, de 10 de setembro de 1952. Foi realizado pelas licenciadas Maria Teresa Cardoso do I.P.P.C. e Maria José Leal do ANTT, descreveu 833 documentos, dos quais 212 eram pergaminhos, estava concluído em 10 de setembro de 1982, e destinado a ser publicado em Diário da República. [...] Faltas - Foram encontradas várias capilhas com sumários de documentos não contidos nas mesmas. As caixas não têm uma sequência rigorosa havendo falhas na ordem alfabética e na ordem numérica [...] Livros A, D, M, O, P, T." . Apresenta mecha cinzenta com o número 66. Em 1995, foi registada a 24 de fevereiro, pelo ANTT, a aquisição de 28 livros e de 27 dossiês ao Professor Gonçalves Rodrigues.

Em 2018, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, para melhor controlo da dimensão, as caixas receberam um número sequencial ao das caixas do fundo Casa de Abrantes. Os documentos foram cotados com o número que traziam escrito em mecha cinzenta, atribuído pelas citadas licenciadas e que corresponde à entrada do catálogo que ambas realizaram.
Scope and content
Filha do último Conde de Sortelha, D. Luís, e de D. Maria de Vilhena. Inclui o requerimento de D. Maria de Vilhena, viúva, como tutora de sua filha, menor de cinco anos, dirigido a João da Costa, para que se dê um curador à fazenda das rendas dos Morgados e Casa pertencentes a sua filha, podendo arrendá-las e administrá-las, e assim sustentá-la como as suas duas outras irmãs, filhas da suplicante e do Conde, que não tinham legítimas do Pai, de que não ficaram bens livres. Inclui também "[...] requerimentos de D. Álvaro da Silveira para ver se conseguia o casamento da senhora D. Branca para seu filho [...]". O avô, o Conde de Vila Nova foi consultado, a pedido do Rei, sobre as pessoas com quem poderia casar D. Branca da Silveira. A condessa e a filha entraram no Convento da Esperança. Numa das suas cartas de resposta, o conde de Vila Nova envia uma árvore com os ascendentes de D. Branca da Silveira: começando em Leonor da Cunha e Fernão Gomes de Góis e em Nuno Martins da Silveira e D. Leonor de Abreu.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 92, doc. 66
Original numbering
Dotes, mç. 1, n.º 25
Language of the material
Português, espanhol
Physical characteristics and technical requirements
Em 2018 apresenta documentos com as margens enrugadas, dobradas e fragilizadas, com perda de suporte.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
20/09/2018 16:22:20
Last modification
21/09/2020 10:49:45