Available services

Bula "Manifestis probatum" do Papa Inocêncio III dirigida ao rei D. Afonso II e aos seus sucessores no trono, a confirmar a bula de Alexandre III e a louvar-lhe os grandes serviços prestados à Santa Igreja pelas vitórias que seu avô D. Afonso alcançara contra os inimigos da fé católica, a tomar o reino sob sua protecção

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0003/000001
Title type
Atribuído
Date range
1212-04-16 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Latrão
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso foi registado: "Vistas estão ambas bem. E já estão ambas escritas no caderno que Tomé Lopes fez a el Rei. Lançada no caderno".
Scope and content
Assim como a conceder-lhe as terras por ele libertas do jugo dos sarracenos e que não podem ser reclamadas pelos príncipes cristãos circunvizinhos e a aceitar o censo anual oferecido pelo monarca em seu nome e no de seus sucessores, ao pontífice, como preito de sujeição à Santa Sé, o qual será entregue ao arcebispo de Braga.
Physical location
Bulas, mç. 3, n.º 1
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 97-97v.
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2515
Related material
Ano de 1179: Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 16, n.º 20. Ano de 1218: Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 27, n.º 3.
Publication notes
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. vol. 1. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1960. p. 36-38. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo, SV 4421, 946.9.
VILAR, Hermínia Vasconcelos - D. Afonso II : um rei sem tempo. dir. Roberto Carneiro ; coord. científica Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa. - 1.ª ed. - [Lisboa] : Círculo de Leitores, imp. 2005. ISBN 972-42-3441-X. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca 94(469). Este estudo oferece uma análise comparativa entre o teor da presente Bula concedida a D. Afonso II e o das concedidas a D. Afonso Henriques e a D. Sancho I. Na presente Bula são sublinhados "o seu esforço guerreiro" as "suas capacidades militares" e os "serviços prestados à Igreja" por Afonso Henriques, de quem era herdeiro e neto (p.116); nela se reconhece ao rei D. Afonso II "ornatam prudentia", tal como a seu avô, a justiça e a idoneidade "ad regni gubernationem" (p. 118).
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": No instrumento de descrição L5, f. 97, encontra-se a seguinte descrição: Bula "Manifestis probatum est argumentis" do Papa Inocêncio III ao rei D. Afonso II em que lhe confirma e a seus herdeiros a dignidade real, ameaçando com grandes castigos a quem os perturbasse ou lhe tomasse suas possessões, declarando que nenhum príncipe cristão pode ter jus às terras de Portugal.
Creation date
03/01/2019 11:19:06
Last modification
02/04/2024 15:41:01