Available services

Documentos relativos aos casamentos de D. Madalena de Ataíde, filha de D. Francisca de Ataíde e D. Manuel Mascarenhas, com D. António de Almeida, e de D. Fernando Mascarenhas com D. Maria de Noronha, filha de D. Luís Lobo da Silveira

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/021/0021.1
Date range
1613-12-03 Date is certain to 1616-07-14 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa, Santarém
Dimension and support
1 doc. [31 fl.]; papel
Custodial history
Apresentava capilha com a descrição: " 2 Alvarás de Dote, Maria Madalena de Ataíde, Maria de Noronha". Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado no fundo Casa Fronteira e Alorna, verificou-se não estar descrito, no Inventário, o presente documento, assim como não figurava a personalidade a que foi atribuído, tendo sido integrado na série criada para D. Francisca de Ataíde.
Scope and content
Contém um Alvará do Rei D. Filipe II e diligências sobre a aprovação do dote que fez D. Francisca de Ataíde, viúva de D. Manuel Mascarenhas, e seus filhos, a D. Madalena de Ataíde, sua filha, para casar com D. António de Almeida e treslado de outro Alvará semelhante, para que D. Luís Lobo da Silveira pudesse dotar sua filha, D. Maria de Noronha, para casar com D. Fernando Mascarenhas; um Protesto de D. Francisca de Ataíde de como suas filhas, D. Margarida e D. Catarina, não tinham dote para serem freiras no Convento de Santa Clara de Santarém. Referem o Doutor Sebastião de Carvalho, Corregedor do Cível da Corte, Paulo de Milão, Curador dos Menores, Melchior de Azevedo, escrivão, Jácome Ferreira Leite, Juiz de Fora dos órfãos, os 11 filhos que teve de seu casamento com D. Manuel, 2 deles estando na Índia, D. Maria da Visitação, Abadessa do dito Convento, e restantes membros da comunidade.
Access restrictions
Acesso sujeito a intervenção.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 244, doc. 21.1
Previous location
J-IX-12
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2019 apresenta rotura de suporte por acção da tinta, lacunas em forma de galerias e manchas de humidade.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
27/02/2019 11:23:16
Last modification
27/03/2019 16:24:44