Available services

Carta do Rei D. José I para D. Joaquim de Mascarenhas, Conde de Coculim e Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, na qual lhe faz mercê da Comenda de São João de Castelões, que vagara por falecimento de seu pai, D. Francisco Xavier Mascarenhas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/022/0022.2
Date range
1772-04-09 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc.; perg.
Biography or history
Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado no fundo Casa Fronteira e Alorna, verificou-se não estar descrito, no Inventário, o presente documento, assim como não figurava a personalidade a que foi atribuído, tendo sido integrado na série criada para D. Joaquim Mascarenhas.
Scope and content
Contém o teor de um Alvará de 26 de Março de 1771. As duas vidas nas Comendas teriam sido concedidas a sua bizavó D. Maria de Noronha, Condessa de Coculim. Refere o requerimento apresentado por D. Joaquim Mascarenhas e o Breve do Núncio Apostólico entregue ao Tribunal da Mesa da Consciência e Ordens, pelo qual era dispensado dos serviços de África. Determina, ainda, que os "caídos" das Comendas seriam reservados para as despesas das Armadas na forma do Breve do Papa e que, após tomar posse da Comenda, o Conde teria obrigação de, no prazo de dois anos, fazer Tombo de todos os bens e propriedades dela.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 244, doc. 22.2
Original numbering
Mç. 10
Previous location
J-IX-12
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2019 apresenta manchas.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
07/03/2019 11:20:03
Last modification
27/03/2019 16:29:44