Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta do Marquês de Fronteira para Francisco José de Sampaio, enviando a cópia de um parecer sobre a viagem da Índia

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/006/06.10.2
Date range
1723-04-13 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa Ocidental
Dimension and support
2 doc.; papel
Custodial history
Apresenta capilha com a descrição: "Carta do Marquês de Fronteira para Francisco José de Sampaio, 13 de Abril de 1723. Junto a cópia de um parecer sobre a viagem da Índia".
Scope and content
Menciona a viagem de Francisco José de Sampaio, o envio de 400 soldados do Limoeiro, a falta de balas de artilharia de calibre 26, a restituição da Nau "Cananea" [Cananeia], os oficiais da Ribeira, a fragata e a Nau Senhora da Palma, construída por ordem do Marquês de Angeja, a charrua Santo Tomás de Cantuária, a "desgraça do Conde de Ericeira", a sua ida a Paris. Refere, ainda, D. Lourenço de Almeida, Governador de Minas e cunhado do destinatário, a saída de D. José Augusto e Frei António Serra da Índia, Jerónimo Correira Freire, os afilhados do Marquês, o Piloto José Francisco Marques e José António Furtado.

O Parecer copiado foi feito em 27 de Dezembro de 1722, tendo sido feito pelo Marquês e apresentado a uma junta na Secretaria de Estado, a 19 de Fevereiro de 1723, em dia de procissão dos Passos. Quanto ao decorrer da sessão, indica "Leu-se o primeiro artigo aos empurrões, e se aprovou o arbítrio, que se mandou praticar nesta Monção".
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 245, doc. 6.10.2
Previous location
M-VIII-2
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, III - Inventário da Documentação da Família Mascarenhas, L505, p.38.
Creation date
08/03/2019 12:30:03
Last modification
06/10/2021 09:50:30