Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Parecer de D. Cristóvão de Melo, Vedor da Fazenda do Estado da Índia, sobre a Carreira da Índia e Cartas dirigidas ao Marquês de Fronteira

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/006/6.14.3.1
Date range
1718-12-14 Date is certain to 1726-01-16 Date is certain
Descriptive dates
Panelim, Goa
Dimension and support
4 doc.; papel
Custodial history
Apresenta capilha com a descrição: "Índia, 1718 - Dezembro: 14, 1 Parecer de D. Cristóvão de Melo, vedor da Fazenda do Estado da Índia, sobre a carreira da Índia, 3 cartas".
Scope and content
Menciona o parecer dado, em Lisboa, pelo capitão João Ribeiro, por ordem do Marquês de Fronteira, a necessidade de se fabricarem naus para a Carreira da Índia, a falta de rendimento dos direitos da Casa da Índia, o desembarque de fazendas na Baía e em Angola, os diamantes, a licença concedida aos oficiais de desembarcarem fazendas nas suas liberdades, a proibição do Imperador Chinês de comerciar com os europeus, a compra de ofícios, os mantimentos da gente do mar. Refere os escravos embarcados, "a furto", pelos oficiais, a apropriação estrangeira do transporte dos géneros da Índia para a Europa, as muitas despesas do Estado da Índia, o estado das embarcações e a aceitação de se manter no cargo de Vedor da Fazenda, para o qual fora nomeado 4 vezes pelo Rei.

Cita, ainda, o Vice-Rei, os oficiais, os guardas das naus, os mercadores, Macau, os Armazéns Reais, as Naus Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora da Nazaré, São Caetano, Nossa Senhora dos Prazeres, Piedade e Nossa Senhora do Cabo, o Vice-Rei Vasco Fernandes César, o Conde da Ericeira, o Vice-Rei João de Saldanha [da Gama], Francisco José de Sampaio.
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 245, doc. 6.14.3.1
Previous location
M-VIII-2
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, III - Inventário da Documentação da Família Mascarenhas, L505, p.53.
Creation date
13/03/2019 10:09:59
Last modification
30/07/2021 22:06:36