Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Cartas de Francisco José de Sampaio para o Marquês de Fronteira, sobre a chegada de Domingos "Raesco" com um alvará do Conselho de Guerra para ser escuso de soldado e várias notícias da Índia, e Certificados de serviços militares de Baltasar Sarmento Pimentel, Capitão de Cavalos da Província de Trás-os-Montes

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/006/6.14.3.6
Date range
1707-06-22 Date is certain to 1722-09-02 Date is certain
Descriptive dates
Elvas, Vila Viçosa, Almeida, Goa
Dimension and support
3 doc.; papel
Custodial history
Apresenta capilha com a descrição: "Índia, Carta com Notícias da Índia para o Marquês de Fronteira. Goa, 1722, de Francisco José de S. Payo".
Scope and content
Mencionam o saque dos "inimigos" ao lugar de Malcata, em 2 de Junho de 1707, a passagem de um "comboio" de "inimigos" sobre a praça de Moura, a resolução dos Ingleses na Guerra, a notícia, vinda da Pérsia, de que Portugal, Espanha, França e Alemanha tinham feito uma liga contra a Inglaterra, a decisão do General de Bombaim. Referem, ainda, as hostilidades contra um inimigo apelidado de "Sangane", responsável pela queima da Fragata "do Senhor Infante D. Francisco", a falta do Rei de "Sunda" aos capítulos de Paz e a queima das suas aldeias, "desde Ancolá até ao Cabo Rama", as acções do Arcebispo e do prelado contra a suspensão das armas em Sunda e a jurisdição Real, a Guerra Civil causada pela morte do "Imamo" [Imã] de Mascate. Citam Francisco José de Sampaio, Brigadeiro da Cavalaria do Exército, Filipe de Sousa de Carvalho, Fidalgo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Alcaide-mor da Vila de Aguiar e Comissário geral da Cavalaria da Província de Trás-os-Montes, Francisco de Melo, Senhor da Vila de Ficalho e Comendador das Comendas de São Pedro das Gouveias e São Martinho do Pinhel, Sargento-mor de Batalha; Luís de Melo Pereira, Castelão da Praça de Diu, Luís de Melo Sampaio, General de Salcete, José Barbosa Leal, Fiscal da Armada, o General de "Pondá chamado Xabascan", Sancarzi Rau, o "Sobedar" de Zambaulim e Capitão das Terras fronteiras a Coculim.
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 245, doc. 6.14.3.6
Previous location
M-VIII-2
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, III - Inventário da Documentação da Família Mascarenhas, L505, p.53.
Creation date
18/03/2019 10:29:43
Last modification
14/06/2021 13:59:00