Available services

Correspondência dirigida por Manuel de Figueiredo Mascarenhas ao Marquês de Fronteira

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/006/6.12.154
Date range
1697-06-23 Date is certain to 1698-12-16 Date is certain
Descriptive dates
Faro, Lisboa
Dimension and support
9 doc.; papel
Custodial history
Apresenta capilha com descrição.
Scope and content
Uma das cartas, datada de 2 de Outubro de 1697, é endereçada a Belchior Rebelo da Costa, Mestre de Campo. Mencionam a chegada, ao porto de Faro, a 22 de Junho de 1697, de Amaro Martins com mais 7 companheiros e 1 passageiro, vindos de Cádis, tendo sido preso por não ter passaporte, a "fazenda da Tartanâ" vinda de Salé, a nomeação que lhe fizera o Marquês, a sua eleição e de Manuel Freire como Procuradores do Conselho nas Cortes, pela Câmara de Faro, a liteira em que faria a jornada a Lisboa. Referem as cerimónias e congresso das Cortes de 1697, os estancos do tabaco, a audiência com a Rainha, os rendimentos, consumidos pelos vereadores, do aforamento dos baldios e lugares à volta da cidade, uma carta de Roque Monteiro, vizinho de Manuel de Figueiredo, para ser entregue ao Marquês, as duas petições que os procuradores fizeram sobre "o lugar do primeiro banco e conserto das pontes", o lugar de Corregedor da Comarca do Primeiro Banco, a chegada do barco de Lourenço Martins, que tinha ido de Cádis a Tânger, alegadamente sem passaporte ou licença, o passaporte do Missionário, a quarentena do navio no "Ilhéu do Retiro", a notícia de um bando que se lançou, em Ayamonte, por ordem do Duque de Albuquerque, Capitão-general da Andaluzia, a notícia da peste em Salé, os seis navios de mouros que andavam a corso com bandeiras francesas, o assalto dos mouros à caravela Nossa Senhora do Livramento, de que era mestre Manuel Nunes, natural de Setúbal. Citam, ainda, A [?] Francisco de Almeida e Sequeira, Vedor Geral deste Reino, Aires de Sousa, o Correio-mor, os seus três netos, filhos de Crispim Mascarenhas, os ministros, o Provedor do Reino, o Guarda-mor de Tavira, o Secretário de Estado, o Conde de Vila Nova.
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 246, doc. 6.12.154
Previous location
M-VIII-1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2019, uma das cartas apresenta desvanecimento de tinta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, III - Inventário da Documentação da Família Mascarenhas, L505, p.44.
Creation date
02/04/2019 12:30:25
Last modification
15/10/2019 11:32:23