Documentos fotográficos de formato 4,8x7,2

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/JAL/008
Title type
Atribuído
Date range
1918-04-06 Date is certain to 1932-10-05 Date is certain
Dimension and support
219 doc. fotográficos (negativos, película, p/b, 4,8x7,2 cm)
Custodial history
O histórico do acondicionamento dos documentos fotográficos desta série restringe-se às caixas identificadas com a seguinte convenção:



(NUNES) – indica que a caixa foi numerada pela Livraria Nunes, numeração que foi mantida por Ernesto Martins (de quem se adquiriu a maior parte deste acervo) e preferencialmente adotada pelo Arquivo Nacional de Fotografia, bem como pelo Centro Português de Fotografia. Caso o apelido compareça sozinho, sem indicação de correspondência com a numeração de Jorge de Almeida Lima, significa que este fotógrafo não chegou a numerar a caixa, nela existindo apenas a numeração da Livraria Nunes.
Scope and content
Fortes indícios constatáveis nos documentos fotográficos desta série fazem crer que a maioria das imagens, senão a totalidade delas, é da autoria de Frederico Jorge Oom (1899-1970), o neto mais velho de Jorge de Almeida Lima.

Tais indícios vão desde a caligrafia de inscrições apostas nas películas, geralmente reconhecível como sendo a de Frederico Jorge, até à predominância de determinadas temáticas, como, por exemplo, as imagens em que pontos notórios da freguesia da Parede (concelho de Cascais) servem de cenário, destacando-se a praia daquela localidade ou a célebre Casa das Pedras, em cuja família proprietária do imóvel Frederico Jorge foi se consorciar.

Finalmente, nas características observadas, não ficam também de fora os descuidos e defeitos técnicos que uma significativa quantidade de fotografias apresenta, algo em franco desacordo com o que se comprova da genuína produção de Jorge de Almeida Lima. Com efeito, este fotógrafo faz-se notar de forma extremamente rara nos presente acervo de películas – na verdade, em apenas três vezes, sempre como retratado.
Creation date
08/04/2019 14:37:13
Last modification
03/05/2019 12:11:14