Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Certidão da Torre do Tombo do foral velho da vila de Oriola dado por D. Dinis, feita a requerimento do juiz, vereadores e procurador da dita Vila, por Provisão do rei D. Sebastião dirigida ao Guarda Mor Dr. António de Castilho e por este assinada

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CABT/0123/004972
Date range
1572-09-01 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
Em 15 de março de 1978, foram comprados 5 documentos em pergaminho referentes à vila de Góis, dos séculos XIV e XV, à Livraria Histórica e Ultramarina. Encontravam-se na caixa 5 de "Documentação comprada por inventariar". Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, os documentos foram cotados com o número de ordem sequencial ao último da caixa 89 do fundo "Casa de Abrantes". Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, os documentos foram cotados com o número de ordem sequencial ao último da caixa 89 do fundo "Casa de Abrantes".
Scope and content
A pesquisa feita conduziu ao seguinte: "[...] primeiramente se achou o foral novo por el rei D. Manuel do qual se não deu o treslado aos suplicantes porquanto a maior parte dos capítulos dele se remetem ao foral da vila d' Alvito e o foral da vila d' Alvito nos ditos capítulos se remete ao foral de Beja o qual se não achou. E porquanto na substância dos direitos é o mesmo o foral velho que foi dado por el rei D. Dinis à dita vila de Oriola, foi pedido por parte dos suplicantes ao Guarda Mor da Torre do Tombo que lhe fizesse dar o treslado do dito foral velho [...] e se achou no livro primeiro da leitura do dito Rei às folhas 61 [...]. Foral datado de Beja, 2 de março de 1282. Era escrivão da Torre do Tombo, Cristóvão de Benavente, mestre em Artes.
Access restrictions
Acesso sujeito a intervenção.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 123, doc. 4972
Original numbering
Mç. 14, n.º 17
Language of the material
Português, latim
Physical characteristics and technical requirements
Em 2019, o suporte apresenta manchas lilases, rotura de suporte, ruga
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Foral velho datado da [E. 1320].
Creation date
15/04/2019 11:19:14
Last modification
16/05/2019 12:36:13