Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
DCS
Direcção Geral da Comunicação Social
1982/1992
FT
Fototeca
1982/1992
Direcção Geral da Comunicação Social
Description level
Fonds
Reference code
PT/TT/DCS
Date range
1982
to
1992
Dimension and support
1 doss.; 1 ficheiro com 1157 doc. textuais; 4983 doc. textuais e fotográficos (fichas com provas coladas) e 171 u. i. com c. 11 000 doc. fotográficos (negativos e positivos, poliéster, papel, p/b e cor, 35 mm, 6x6cm, 9x12cm, 10x15cm, 13x18cm, 18x24cm, entre outros formatos, gelatina e sais de prata).
Biography or history
Sucessora e herdeira das funções e do arquivo fotográfico do SNI (Secretariado Nacional de Informação) a Fototeca do Palácio Foz, nome pelo qual é mais conhecida, foi integrada na Direcção Geral da Comunicação Social (DGCS). A DGCS foi o organismo criado pleo Decreto-Lei n.º 420/82 de 12 de Outubro após a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação Social (do Ministério da Comunicação Social), substituindo a Secretaria de Estado da Informação e Turismo (SEIT, 1968-1974), que por sua vez sucedeu ao mais conhecido SNI (Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo, 1944-1968). No diploma de 1982, a Divisão de Documentação da Direcção de Serviços de Documentação e Divulgação integrava a Fototeca. De entre as suas incumbências estavam as de classificar, catalogar e arquivar todo o material fotográfico proveniente de trabalhos executados pela DGCS ou adquirido no exterior que se enquadravam nas atribuições de recolher, pesquisar, produzir, arquivar e divulgar material documental, informativo, fotográfico assegurando a execução das actividades de comunicação social na área da informação oficial. O Decreto-Lei n.º 390/84 de 12 de Dezembro alterou o nome da Direcção de Serviços de Documentação e Divulgação para Direcção de Serviços de Documentação, a qual estava incumbida de dar a conhecer os principais actos da vida pública portuguesa, nomeadamente a actividade dos orgãos de soberania, e contribuir para a difusão, interna e externa, dos valores históricos e culturais da comunidade portuguesa. Considerado esgotado o seu objectivo, ou seja, o da definição da política para o sector da comunicação social e difusão da informação oficial, a DGCS foi extinta pelo Decreto-Lei n.º 48/92 de 7 de Abril.
Custodial history
Com a extinção da Direcção Geral da Comunicação Social em 1992 (Decreto-Lei n.º 48/92 de 7 de Abril), a Fototeca do Palácio Foz passou a estar dependente da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros. A revisão da Lei Orgânica da referida Secretaria-Geral (Decreto-Lei n.º 227/97 de 30 de Agosto), consignou a transição de todo o património documental do Palácio Foz (Fototeca, Biblioteca e Hemeroteca) para o Ministério da Cultura. Temporariamente na dependência da Secretaria-Geral deste Ministério, a Fototeca seria integrada, pelo Despacho n.º 9832/99 de 18 de Maio, no Arquivo de Fotografia de Lisboa do Centro Português de Fotografia, criados pelo Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho. Todo o património fotográfico da Fototeca, foi transferido, entre 22 e 26 de Fevereiro de 1999, do Palácio Foz para as instalações dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF. O Decreto-Lei n.º 93/2007, de 27 de Março e a Portaria n.º 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Scope and content
Este fundo documental é constituído por três séries: a Documental, a Reportagem e Portugal Contemporâneo. A série Documental que contém imagens relativas a vários temas, tais como países, cidades, colónias, instituições, associações, empresas, hospitais, monumentos, vistas panorâmicas, barcos e barragens. A série Reportagem engloba imagens de reportagens da política nacional e personalidades, e de comunicação social. Por último, a série Portugal Contemporâneo, criada em 1990 com o objectivo de reunir um núcleo de imagens que correspondesse à expressão iconográfica das realidades económicas, sociais e culturais de Portugal. Para dar cumprimento a esse objectivo foi solicitado, às câmaras municipais, às agências noticiosas e várias instituições, fotografias e negativos que representassem o desenvolvimento do país. Cada uma destas séries é composta pelo designado Ficheiro de registo, que integra um total de 4.983 fichas com provas coladas onde estão inscritas as legendas das imagens, datas, n.º de registo e n.º de negativo (326 fichas da Documental, 245 da Comunicação Social e 4412 da Política Geral). A mesma informação é apresentada nos envelopes que contém os negativos. Estes envelopes acondicionam vários negativos de determinada reportagem, mas apenas um foi escolhido para constar no ficheiro de registo. Existe ainda o denominado Arquivo de Cópias que se destinava a fornecer provas em papel quando as imagens eram solicitadas. Integra também um dossier que reúne documentação textual com ofícios, relatórios e planos de trabalho. As imagens reunidas neste fundo são testemunho do trabalho de alguns fotógrafos que colaboraram com a Direcção Geral da Comunicação Social, nomeadamente e entre outros, Abel Fonseca, Alberto Gouveia, António José, Eurico Chalbert, Inácio Rosa, etc.
Arrangement
A documentação está organizada por três séries: a Documental (ordem alfabética de temas), a Reportagem que se divide em Comunicação Social e Política Geral (ordenadas numericamente) e a Portugal Contemporâneo (ordem alfabética de temas)
Access restrictions
Documentação acessível ao público, mediante envio de pedido escrito, com indicação das temáticas e do fim a que se destina a pesquisa.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção da DGARQ. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PT/TT/DCS. Ficheiro ideográfico. Constituído por fichas unitermo relaticas a Política Geral da série Reportagem, por ordem alfabética. 3 gavetas.
PT/TT/DCS. Ficheiro ideográfico. Constituído por fichas unitermo relaticas a Comunicação Social da série Reportagem, por ordem alfabética. 1 gaveta.
Related material
PT/TT/SNI/ARQF. A documentação do fundo Secretariado Nacional de Informação é antecessora e tem continuidade na documentação da Direcção Geral da Comunicação Social
Creation date
27/05/2019 11:33:05
Last modification
19/03/2024 16:35:23
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled