Available services

Instituição do morgado de D. Maria Coutinho, mulher de D. Pedro de Almeida, a seu filho D. Lopo de Almeida

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/002/0002.1
Date range
1650-05-30 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 cad. (f. 7 a 11); papel
Custodial history
N.º 1.
Scope and content
Trata-se da "Instituição de morgado feita por D. Pedro d' Almeida e D. Maria Coutinha" em 12 de fevereiro de 1585, nos aposentos de D. Pedro de Almeida, do Conselho do rei, na presença de sua mulher, D. Maria Coutinha, para conservação de sua Casa, os quais ordenaram morgado das terças de todos os seus bens que se achassem ao tempo de suas mortes, no qual nomeavam em primeiro lugar, D. Lopo de Almeida, seu filho primogénito [...]. Contudo este documento encontra-se inserto em uma certidão datada de 30 de Maio de 1650, requerida por D. João de Almeida que tinha o original e assina a certidão em como o recebeu.
Arrangement
No inventário a documentação de D. Pedro de Almeida encontra-se descrita no ponto 2. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 75, doc. 2.1
Previous location
I-IX-20
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 1.
Notes
"D. João de Almeida". Era filho de D. Lopo de Almeida, comendador de Santa Maria de Loures na Ordem de Cristo, alcaide-mor e capitão-mor de Alcobaça, [...]. Foi sua mulher D. Joana de Portugal, filha e herdeira de D. João de Portugal, da casa dos condes de Vimioso, e de D. Madalena de Vilhena, filha e herdeira de Francisco de Sousa Tavares, capitão-mor da Índia e das fortalezas de Cananor e Diu.

Casou com D. Violante Henriques, foi Guarda-mor da Rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia quando enviuvou. D. Violante Henriques era filha de D. Marcos de Noronha, que combateu em Alcácer Quibir e foi resgatado, senhor do Morgado e Padroado do convento do Salvador de Lisboa e de sua mulher Maria Henriques filha de D. Francisco da Costa, armeiro-mor d´El-Rey, capitão de Malaca, governador do Reino do Algarve, embaixador em Marrocos e comendador de São Vicente da Beira da Ordem de Avis.

Foram pais de D. Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar, que sucedeu no morgadio de seu pai e de D. Diogo Fernandes de Almeida, que serviu na Guerra da Aclamação no Alentejo na qualidade de capitão de cavalos e que pelo lado da sua mulher foi alcaide de Santarém, Golegã e Almeirim. Casou com D. Joana Teresa Coutinho filha de Francisco de Sousa Coutinho, do Conselho de Estado de D. João IV e seu embaixador. Sem sucessão. [Em linha]. [Consult. 30 Nov. 2022]. Disponível em WWW:
Creation date
15/10/2019 12:28:43
Last modification
25/05/2023 11:07:17