Available services

Documentos relativos a bens do Morgado da Torre instituído por D. Fernando Mascarenhas e por D. Filipa da Silva, sua mulher, herdados pelo filho D. Manuel Mascarenhas, por D. Fernando Mascarenhas, 1.º Conde da Torre, e por D. João Mascarenhas, 2.º Conde da Torre

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/005/0355
Date range
1475-02-03 Date is certain to 1660-10-25 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (257 f.); perg., papel
Custodial history
Documentos agregados em códice factício e foliados. No índice de documentos está registado que o Aforamento mandado fazer pelo Rei a Vasco Palha da quarta parte das terras do Reguengo chamado da Terrugem, está em falta e à margem tem uma remissiva para o "Maço 2, Aforamentos em Santarém, documento n.º 8". Vem descrito no Instrumento de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, IV - Vária, p. 69, ponto 4.

Em 2019, no âmbito do tratamento arquivístico realizado no fundo Casa Fronteira e Alorna, verificou-se não estar descrito o códice factício mas sim dois dos seus documentos na parte IV - Vária, pontos 2 e 4. Considerando a totalidade da unidade de descrição e que as últimas escrituras foram produzidas por D. João Mascarenhas, o códice foi integrado na série pertencente a D. João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira e 2.º Conde da Torre.
Scope and content
Auto de posse da Quinta da Gouxaria em 10 de agosto de 1651 (f. 14-14v); terras do prazo chamado de Joana Vaz no Campo de Ariel tiradas do Tombo do Mosteiro de Alcobaça (f. 16), Certidão da entrega no cartório da Câmara da vila de Santarém, do traslado autêntico da instituição e compromisso do citado Morgado (f. 18-18v), índice dos documentos relativos à Goucharia (f. 19 v), compras feitas por D. Fernando de Mascarenhas, documentos relativos ao casal de Ariel, índice dos "Papéis pertencentes ao Morgado [chamado da Torre] que fez o senhor D. Fernando Mascarenhas e a senhora D. Filipa da Silva e o contrato da Capela do Mosteiro da Serra" (f. 44). Instituição do Morgado por D. Fernando Mascarenhas, 1.º Conde da Torre, e por sua mulher, D. Filipa da Silva, em 1 de agosto de 1572, para que de si ficasse alguma memória, e havendo respeito aos morgados serem muito necessários e proveitosos para a Casa e sustentação da linhagem, onde foram integrados a Torre das Várzeas, no termo da vila de Ponte de Sôr, a quinta das Chantas, no termo de Santarém, as casas da freguesia de Marvila de Santarém, e outros bens, assinado por ambos; Confirmado e rectificado na casa de D. Fernando Mascarenhas, em Santarém em 5 de julho de 1574. Primeiro sucessor mencionado D. Manuel Mascarenhas seu filho (f. 45-53). "Satisfação da legítima e anexação das terças" (f. 55). Documentos que dizem respeito à certidão, datada de 10 de agosto de 1608, da instituição de capela para sepultura, por D. Fernando Mascarenhas, 1.º Conde da Torre, e por sua mulher, D. Filipa da Silva, em 8 de abril de 1568, na capela mor do Mosteiro de Nossa Senhora da Serra, no termo de Santarém, o que foi autorizado por Frei Francisco Foreiro, mestre em Teologia e Provincial da Ordem de São Domingos (f. 64-69). Documento da Instituição mandado lançar na Torre do Tombo por Alvará do Rei datado de 18 de outubro de 1597 e a petição de D. Manuel Mascarenhas, e certidão do registo no Livro 13 da Comarca Estremadura, f. 221, datada de 20 de abril de 1598, do Doutor Rodrigo Homem, desembargador, corregedor do crime na Corte e Casa da Suplicação que então tinha o cargo de Guarda Mor da Torre do Tombo, sendo escrivão, Luís d' Alvarenga Figueira (f. 70). Documentos de D. Fernando Mascarenhas, 1.º Conde da Torre, entre eles a Verba do Inventário dos bens que ficaram por sua morte nomeando o filho D. João Mascarenhas, Conde da Torre, nos prazos que declara em 12 de Outubro de 1651. Documentos de D. João Mascarenhas e de sua mulher, D. Madalena de Castro relativos a emprazamento da courela de Joana Vaz feito pelos Padres do Mosteiro de Alcobaça (f. 150-185), entre outros registos. Tem índice. Encadernação em pergaminho com atacas.
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 355
Original numbering
Mç. 12, n.º 1
Previous location
R-I-2
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2019 apresenta a primeira guarda com perda de suporte, fólios e pergaminho com galerias, fólios com rotura de suporte, rasgados, cantos dobrados.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Título da pasta superior da encadernação: "Instituição de Morgados".
Creation date
19/12/2019 15:03:49
Last modification
30/12/2019 14:31:12