Available services

Bula "Dudum concessimus litteras" do Papa Eugénio IV pela qual, a instância do rei D. Afonso V e do infante D. Pedro, Regente do Reino, conferiu o Priorado do Crato a Henrique de Castro, por morte de Nuno Gonçalves de Góis, e cometeu a execução de tudo ao Bispo de Lamego, ao Arcebispo de Braga e ao Vigário Geral de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/BUL/0026/00014
Date range
1443-03-18 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Siena
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
O Papa tinha reservado para si o Priorado do Crato por Bula nesta inserta. Da obra "Monumenta Henricina" se tira: "Letras [...] dirigidas ao arcebispo de Braga, ao bispo de Lamego e ao juiz episcopal de Coimbra, a confirmar D. Henrique de Castro, fidalgo da casa do infante D. Henrique, em Prior do Crato, a declarar válidas as letras anteriores sobre o particular e a ordenar aos destinatários as façam executar plenamente, sem se preocuparem com certas cláusulas das mesmas, sobretudo a relativa à oferta à Ordem do Hospital de dois barcos equipados para a guerra contra os infiéis, devendo entretanto D. Henrique de Castro jurar que enviará aos freires do Hospital, em Rodes, galé equipada à sua custa, se assim lho solicitarem os freires respectivos." Original.
Physical location
Bulas, mç. 26, n.º 14
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 83v.
Publication notes
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. Vol. 8: 1443-1445. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1967. p. 31-33. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo, SV 7028, 946.9.
Creation date
24/04/2020 17:40:43
Last modification
15/04/2024 16:04:23
Record not reviewed.