Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Olim felicis recordationis" do Papa João XXII expedida a instância do rei D. Dinis e remetida aos Arcebispos de Braga e Compostela pela qual mandou que, sem embargo dos processos feitos em virtude das Bulas dos Papas Celestino V e Bonifácio VIII, que tinha por expressos e derrogados, dessem a devida execução à Bula que tinha expedido para que em Portugal se elegesse Mestre Provincial da Ordem da Cavalaria de Santiago, isento da jurisdição do de Castela, excepto as visitações e correcções, e confirmou a Bula de Nicolau IV sobre a mesma matéria

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0026/000007
Date range
1319-02-27 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Avinhão
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Da obra "Monumenta Henricina" se tira: "[...] dirigida aos Arcebispos de Compostela e de Braga, a dizer-lhes que, por outras letras, os incumbira de examinar o assunto do mestre provincial da Ordem Militar de Santiago nomeado pelos freires, nos termos da Bula de Nicolau IV, sem embargo das revogações de Celestino V e de Bonifácio VIII, e que depois lhe notificara [o] rei D. Dinis haverem intentado o deão de Ourense e outros processos contra o mestre e freires de Portugal, ao que se não aludira em suas citadas letras; ordena entretanto o pontífice procedam segundo as letras que já lhes tinha enviado, desprezada a referida omissão." Original com bula, pendente de cordão de cânhamo branco.
Physical location
Bulas, mç. 26, n.º 7
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 127-127v.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 5, mç. 4, n.º 11.
Publication notes
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. vol. 1. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1960. p. 95-97. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo SV 5420, 946.9.
Creation date
24/04/2020 19:14:51
Last modification
15/04/2024 16:04:14
Record not reviewed.